Com o intuito de enfatizar ações que visam a promoção, proteção e recuperação da saúde de jovens e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Atenção Básica, realiza a primeira edição do curso Saúde do Adolescente, nesta segunda-feira (1º) e terça-feira (2), durante manhã e tarde.
Enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), como fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, participam do evento, que acontece no auditório da SMS.
Segundo a enfermeira referência em Saúde do Adolescente, Kariane Almeida, o curso visa sensibilizar os profissionais da necessidade de desenvolver ações para atingir adolescentes e jovens. “É fundamental promover ações que possam orientar este público, com idade entre 10 e 24 anos. Dessa forma, será possível reduzir a incidência de doenças, melhorar a vigilância à saúde e contribuir, assim, para a melhoria da qualidade de vida”, destaca.
No primeiro momento do evento, foram abordados pela enfermeira os temas “História da Adolescência”, “Construção dos Adolescentes”, “Afinal, o que é adolescência?” e “Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens”. À tarde, a coordenadora do Parlamento Juvenil, Maria Régis Lima, vai abordar o tema “Protagonismo Juvenil” e o sargento PM Alfredo de Moraes Neto o tema “Drogas lícitas e ilícitas”.
“Sexualidade e Gravidez na Adolescência”, “Violência Sexual”, “Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento do Adolescente” e “Contracepção na Adolescência”, serão temas discutidos na terça-feira (2).
Para envolver todos os profissionais, o curso será realizado quatro vezes neste mês de agosto. Quatro grupos, formados em média por 40 pessoas, devem participar de cada encontro. O próximo está previsto para acontecer nos dias 09 e 10. O terceiro grupo participa do curso nos dias 11 e 12 e o último nos dias 23 e 24 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário