As pessoas que visitam outros destinos baianos e depois conhecemMorro de São Paulo geralmente acham a ilha a mais bela da Bahia. Sem desmerecer as outras praias da Bahia como Itacaré, Trancoso ou Praia do Forte, mas é que Morro de SP tem um encanto e uma magia que apaixona os visitantes. A começar pelas praias com uma sua imensidão azul, transparente e às vezes com reflexos esverdeados. Do alto da escadaria da mangaba ou do morro onde fica o Farol se vislumbra da Primeira até onde pode se enxergar a Quarta Praia com uma beleza indescritível de Morro de SP. Só vendo para acreditar que caiba tanta beleza num mesmo lugar.
Morro de SP faz parte do arquipélago de Tinharé e está localizada no litoral sul da Bahia, existem muitas atrações além das belezas naturais. Morro de São Paulo oferece dias ensolarados nas praias e noites estreladas para serem desfrutadas à noite. O clima na maioria do ano é quente e com sol, com temperaturas que variam entre 20 e 30º C. Apenas os meses de maio e junho costumam ser chuvosos.
Cada praia de Morro de São Paulo tem uma característica diferente. O mar é calmo e o único lugar que apresenta ondas é o point dos surfistas: a Primiera Praia. A mais agitada é a Segunda Praia com sua larga faixa de areia onde turistas e moradores estendem suas cangas coloridas sob o sol ou praticam esportes como futebol, futevôlei ou vôlei. A Terceira Praia é repleta de corais e na maré baixa ficam bem evidentes. Um passeio de caiaque e depois mergulhar próximo a Ilha do Caitá, que fica em frente é uma dica para relaxar. As últimas praias de Morro de SP de acordo com a sequência, pois até agora pôde se notar que as praias não são chamadas por nomes e sim por uma ordem numérica, são as Quarta e Quinta Praias. As mais desertas e preservadas da ilha. Com paisagens deslumbrantes de um imenso coqueiral, areia clara e a água cristalina.
O que encanta os visitantes não são somente as belas paisagens. Morro de SP tem um ar bucólico e apesar da infraestrutura desenvolvida guarda algumas coisas que fazem lembrar os tempos em que não havia energia elétrica na ilha e que os únicos turistas eram os hippies. A ausência de asfalto e carros na parte central, os burricos que carregam materiais ou mantimentos, a pequena Igreja Nossa Senhora da Luz que está logo após a rampa de chegada e a Vila com suas casas antigas transformadas em pousadas e restaurantes. Apesar do progresso e da ilha ser um dos destinos mais cobiçados da Bahia, tem uma beleza que sobrevive ao tempo e por isto continua encantando e sendo um dos lugares visitados por turistas do mundo todo.
Morro de SP tem locais e pessoas que são lembrados para sempre por aqueles que um dia os conhecem. Começando pelos pontos turísticos que retratam a história do povoado como a Fortaleza de Tapirandu onde soldados vigiavam e guardavam a Baía de Todos os Santos e a Fonte Grande onde o imperador Dom Pedro II se banhou. E por estar na Bahia conta com a hospitalidade e alegria do povo baiano, seja o pescador ou o comerciante, que com suas histórias distraem e encantam os turistas.
Morro de SPé assim. Mistura a simplicidade do povo com a sofisticação de alguns hotéis e pousadas, a tranquilidade das praias com o agito da noite, a variedade de idiomas que se ouve nas ruas com a singularidade das belezas naturais, o charme da Vila com o rústico do chão de areia. Tudo isto é Morro de SP e por ter tantas diversidades é que é esta ilha faz tanta gente se apaixonar e querer voltar sempre!
Como Chegar a Morro de SP
- A partir de Salvador com táxi aéreo saindo do Aeroporto Luis Eduardo Magalhães e em apenas 20 minutos chega a Morro de São Paulo.- Do Terminal Marítimo de Salvador (em frente ao Mercado Modelo) com catamarã e o tempo do percurso é de duas horas.
- Com o ferry boat de Salvador até Itaparica, depois de ônibus até Valença, de onde se pega uma lancha rápida até Morro de SP. Tempo em média de quatro a seis horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário