
Combatentes rebeldes anunciaram no sábado que assumiram o controle do Aeroporto Internacional de Trípoli após confronto com tropas leais ao coronel Muammar Kadafi. Neste domingo, os rebeldes foram vistos passeando, tirando fotos e se divertindo dentro de um luxuoso avião particular pertencente a Kadafi, segundo informações da agência Reuters.
Desde terça-feira, quando Kadafi e seus filhos desapareceram após rebeldes invadirem e assumirem o complexo em que o coronel estaria se refugiando em Trípoli, combatentes têm sido vistos saqueado e aproveitado as dependências de propriedades do ditador.
Um porta-voz de Muammar Kadafi afirmou que ele está pronto para iniciar negociações para a transferência do poder na Líbia. Em um telefonema para uma agência de notícias, Moussa Ibrahim teria dito que o filho de Kadafi, Saadi, lideraria a negociação. Mas os rebeldes afirmam que não vão negociar até que Kadafi se renda.
Líbia: da guerra entre Kadafi e rebeldes à batalha por Trípoli
Motivados pelos protestos que derrubaram os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em fevereiro para contestar o coronel Muammar Kadafi, no comando desde a revolução de 1969. Rapidamente, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle decidades estratégicas de leste a oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário