Precisamos propor e discutir alternativas para que TODOS tenham oportunidade de conhecer O TURISMO de nossa cidade, e poder comprovar o quanto ela poderia ser maravilhosa, em todos os sentidos. Mãos à obra...Sr. Prefeito.Passando a Vaquejada, que tem milhares de turistas visitando a cidade nos seus quatro dias de festas, não mais se falar de turismo em Serrinha. Pelo que me parece, o turismo é focado apenas uma única vez no ano, a Vaquejada. E sinceramente, isso é menosprezar o potencial turístico de nossa Cidade.
A Vaquejada é parte importantíssimas de nossa cultura. Porém, Serrinha não se resume ao mês de setembro. Somos uma cidade rica historicamente, com uma localização geografia que merece ser mais aproveitada. Serrinha é bem mais do que a terra da Vaquejada, como ficou conhecida nacionalmente, tem muito mais a mostrar aos turistas de todo o estado e do país.
Suas belezas, resultado de uma natureza impecável, a colocam como uma das mais bonitas cidades do interior, sem contar o clima de temperatura sempre agradável. O Monte de Santana, onde fica localizada a estatua de Senhora Santana, padroeira do município, que tem um belíssimo mirante, de onde se avista toda a nossa cidade, obra grandiosa, realizada na gestão do prefeito Ferreirinha e hoje abandonada e desprezada.
Outras festas que eram realizadas, como Carnaval, São João, Semana Santa, e tantas outras que misturam o pobre e o rico no mesmo espaço, o que possibilita uma efervescência cultural incomparável, rica em sons, linguagens, cheiros, cores e sabores, que poderiam dar sustentabilidade ao turismo, são mal aproveitados.
Por que não aproveitar melhor essa vocação? Nossa cidade precisa incentivar, também, o turismo histórico e ecológico dando aos seus distritos e povoados que tem uma riqueza cultural de grande potencial, dotando os de condições urbanísticas e atenção, para poder receber os visitantes.
Será que o cidadão que vem a Serrinha, não gostaria de visitar um Museu, ver os seus jardins que antes eram bonitos e bem cuidados, andar pelas ruas de Serrinha, sempre limpas e bem arborizadas, com os canteiros centrais e as praças impecáveis e descobrir a cada instante uma paisagem que merece ser registrada. O Jardim da Estação, Jardim da Praça Luiz Nogueira com a Fonte Luminosa funcionando e a Praça Morena Bela, obra belíssima da ex-prefeita Tânia, sendo mais cuidada.
Cidade de comércio forte, com lojas de departamento que impressionam pela estrutura e diversidade dos produtos oferecidos. Uma grande feira de confecções, hoje em local impróprio. Pólo educacional, com colégios de tradição, faculdade que ajudam na formação profissional dos estudantes de toda a região, poderia dar outro sentido ao turismo e não ser visitada somente de ano em ano, ou seja, de Vaquejada em Vaquejada.
Serrinha do Natal dos Sonhos, da Tradicional Procissão do Fogaréu, da Subida do Monte, eventos que atraiam a cada ano, um número crescente de turistas, sempre ávidos a prestigiar o melhor da nossa hospitalidade, hoje em estado de decadência.
Enfim, Serrinha é uma cidade anfitriã, de braços abertos que deveria se preparar para receber cada visitante, que dificilmente deixaria de ser seduzido por sua rara beleza.
Haguil
Nenhum comentário:
Postar um comentário