quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Amamentação previne infecções na audição.

Aleitamento materno pode evitar problemas de comunicação 


Em comemoração a Semana Mundial da Amamentação, que começou na segunda-feira (1º) e se estende até sexta-feira (5) em Feira de Santana, os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia promovem a Campanha Nacional da Amamentação com o slogan “Bebê Sarado Mama no Peito: Saúde o Seio da Questão!”. A campanha tem como principal objetivo divulgar a importância do aleitamento materno e apresentar a relação entre amamentação e a prevenção de distúrbios fonoaudiológicos.
Com o mascote do Bebê Sarado exposto em folhetos e camisas, o Sistema de Conselhos alerta que o fonoaudiólogo pode atuar desde os primeiros dias de vida do bebê, estimulando o aleitamento materno para que muitos problemas de comunicação sejam evitados ou minimizados.
A coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Ana Gilza Soares, explica que quando o bebê mama aprende a respirar corretamente, ou seja, pelo nariz. Além disso, pesquisas recentes afirmam que a criança que mama no peito tem melhor desempenho na escola.
“Todos os dias os médicos e pediatras orientam as mães atendidas em nossa unidade para que o bebê faça a sucção adequada na mama e, consequentemente, respire adequadamente. Muitas delas respiram pela boca e, nesse casos, é necessário fazer uma reabilitação”, explica a fonoaudióloga.
O folheto “O que a Fonoaudiologia tem a ver com a Amamentação” também esclarece que a amamentação previne a ocorrência de infecções de ouvido e contribui para a criança ter dentes bem posicionados. No Hospital da Mulher, o atendimento com fonoaudiólogo está disponível 24 horas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário