quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Com crise de asma, Heloísa Helena é internada em hospital de Maceió


A ex-senadora e vereadora de Maceió Heloísa Helena (PSOL) está internada desde a noite da terça-feira (30) no Hospital Geral do Estado na capital alagoana.
Com uma crise aguda de asma e um quadro de hipertensão, Heloísa Helena chegou à unidade médica pouco depois das 21h, seguindo para a ala vermelha do hospital, onde ficam os casos mais graves. A vereadora tinha tonturas e dores de cabeça.
Heloísa Helena passou a noite na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta manhã, a direção do hospital disse que a ex-senadora foi internada na UTI para evitar assédio e depois foi transferida para a Unidade de Dor Torácica (UDT). Ela passou por uma tomografia computadoriza, eletrocardiograma e exames de sangue.
A ex-senadora deve deixar o hospital na quinta-feira.

Estudantes chilenos ocupam Ministério e pedem demissões por morte de jovem

Cerca de 40 estudantes ocuparam nesta quarta-feira por cerca de duas horas o escritório do ministro da Educação, Felipe Bulnes, e exigiram a renúncia do ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, e do general diretor da Polícia de Carabineiros, Eduardo Gordon, pela morte de um jovem na sexta-feira passada.
Segundo confirmaram à Agência Efe fontes do Ministério da Educação, os estudantes quebraram dois vidros e romperam a porta de entrada do gabinete de Bulnes, que naquele momento se encontrava na sede do Congresso, na cidade litorânea de Valparaíso.
O Ministério se encontra no centro de Santiago, a apenas um quarteirão do Palácio de La Moneda, sede do Governo.
Os jovens disseram constituir a "Assembleia Popular Secretaria de Educação Rebelde", que, segundo eles, é integrada por alunos de 15 escolas da capital, e dizem que não se sentem representados pelos estudantes que se reunirão neste sábado com o presidente Sebastián Piñera.
O encontro do próximo sábado, o primeiro do qual o próprio Piñera participará, contará com a presença de líderes estudantis do ensino médio e universitários.
Os jovens que protagonizaram a ocupação desta quarta-feira se mostraram contrários a negociar com o Governo até que o ministro do Interior e o general diretor dos Carabineiros renunciem a seus cargos como responsabilidade pela morte de um jovem de 16 anos que recebeu um tiro de um policial durante os protestos.
Após duas horas no Ministério, os estudantes abandonaram as dependências de forma pacífica e sem ninguém preso. EFE Outro grupo de jovens se manifestou nesta quarta-feira durante alguns minutos em frente ao Congresso, enquanto o ministro Bulnes participava da discussão de um projeto, apresentado pela oposição, que busca eliminar as contribuições estatais recebidas pelas escolas particulares subvencionadas.
O fim do lucro das escolas é uma das principais exigências dos estudantes, mobilizados desde meados de maio em protesto contra uma reforma ao sistema educacional, que obriga os jovens a se endividarem durante anos para financiar seus estudos.
Durante o debate, Bulnes opinou que esta iniciativa pode ter efeitos negativos. Em sua opinião, o projeto "implica pôr em risco ou gerar uma grande incerteza sobre mais de 1,2 milhão de alunos que hoje estão em colégios particulares subvencionados constituídos como sociedades comerciais".

Interventor dos bondes diz que situação é pior do que esperava


O presidente do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários) e interventor dos bondes cariocas, Rogério Onofre, se surpreendeu nesta quarta-feira (31) com a situação dos bondinhos de Santa Teresa. Para ele, o desafio de revitalização é tão, ou mais, difícil que o enfrentamento que o Estado teve com as milícias para conseguir licitar o transporte com as vans intermunicipais.

Onofre ressalta que um dos piores fatores é a questão do sistema viário no tradicional bairro carioca.
- É como uma roleta russa, com ônibus, carros e bondes tendo que dividir um espaço estreito sem a devida sinalização ou orientadores de trânsito. É preciso um choque de ordem por parte da prefeitura nestes locais.
O presidente do Detro e toda a sua equipe visitou nesta quarta-feira a oficina dos bondes. No local ele conversou com os condutores e encontrou condições precárias de trabalho. O interventor pediu um levantamento dos funcionários e da folha de pagamento da categoria.
– Vejo aqui uma situação parecida com a que eu encontrei no Detro quando os salários eram irrisórios. Muitos poderiam já estar aposentados, mas não o fazem pois ficariam com um salário reduzido a um mínimo para viver. Eles são uns heróis, trabalham por paixão e merecem o nosso respeito.
O presidente do Detro ressaltou ainda que atualmente o sistema tem apenas nove condutores para atender as viagens que acontecem entre às 6h30 até as 21h30.
- Precisamos investir nesta mão-de-obra que é especializada e usá-la como uma escola para formação de futuros profissionais.

Acidente em Santa Teresa
Após quatro dias do acidente com um bonde em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro, o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), falou na manhã desta quarta-feira pela primeira vez sobre a tragédia, que deixou cinco mortos e 57 feridos. Para Cabral, os bondes são sucateados e apresentam problema de gerência.

- A verdade é que a frota dos bondinhos é sucateada, uns foram reformados e outros não. A verdade é que não há controle de passageiros. O problema ali me parece de gerência desse tipo de controle. Saber dizer que não pode entrar.

O governador disse ainda que nomeou Rogério Onofre como interventor para bondes para que ele dê um diagnóstico da situação, relatando fatos e condições do serviço. 

- Coloquei ele para olhar a instituição. Não é possível uma instituição com 160 funcionários e com poucos bondes. O Estado se coloca à disposição e não vai fugir da sua responsabilidade.

MPF denuncia 21 suspeitos por desvios no Ministério do Turismo


Nesta quarta-feira, o Ministério Público do Amapá (MPF-AP) informou que denunciou 21 suspeitos de envolvimento em um esquema de desvio de verbas do Ministério do Turismo, alvos da Operação Voucher da Polícia Federal, no início do mês. Servidores públicos e empresários estão entre os denunciados. Eles são acusados de falsidade ideológica, formação de quadrilha, peculato e uso de documento falso.
Alguns dos denunciados são o ex-secretário executivo do Ministério do Turismo, Frederico Costa da Silva, o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, o ex-presidente da Embratur, Mário Moysés, e os servidores Kérima Silva Carvalho e Antônio dos Santos Júnior, que foram exonerados.
Segundo o MPF, quatro denuncias contra o grupo foram ajuizadas na última terça-feira. Em documentos assinados pelo procurador da república Celso Leal, a participação de cada um dos acusados no desvio de R$ 4 milhões de um convênio para qualificação profissional no Amapá, é detalhada.
A denúncia é contra o Instituto Brasileiro de desenvolvimento Sustentável (Ibrasi), que foi acusado de apresentar prestação de contas falsas e realizar contratação de empresas de fachada para a execução do convênio. Quando o Tribunal de Contas da União (TCU) começou a investigar as contas, as companhias passaram a falsificar documentos para simular a legalidade do processo.

LUIZ CAETANO - REQUALIFICAÇÃO URBANA


Assinatura do convênio com a Caixa acontece às 14h 

Foto: Agnaldo Silva

Rio Camaçari será revitalizado com recursos do PAC 2
O prefeito Luiz Caetano assina, nesta quinta-feira (01/09), o convênio com a Caixa para iniciar as obras de revitalização urbanística da bacia do Rio Camaçari. A assinatura acontece às 14h, no gabinete do prefeito.
Com recurso de R$ 238,5 milhões, provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), o projeto de revitalização vai abranger o trecho urbano do Rio Camaçari e seus afluentes, deixando a  cidade mais bonita, acessível e com melhor infraestrutura.
A obra contempla ainda a implantação de ciclovias e passeios, parque urbano com equipamentos esportivos e urbanização adequada, além da construção de 11 pontes e 38 pontilhões.

FEIRA DE SANTANA - Caminhada Folclórica do Peti no George Américo



Estudantes percorreram as principais ruas do conjunto 

Com o objetivo de valorizar a cultura, história do povo brasileiro e o trabalho desenvolvido com as crianças, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) promoveu a I Caminhada Folclórica do Peti no conjunto George Américo. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (30).
Segundo Viviane Ramos, uma das coordenadoras pedagógicas do programa, 157 alunos com idade entre 7 e 16 anos que residem no George Américo e bairros vizinhos percorreram as principais ruas do conjunto, trazendo o bumba meu boi, quadrilha junina, samba de roda e histórias infantis.
“Este ano decidimos realizar a I Caminhada Folclórica e tivemos o envolvimento dos pais e da comunidade. Esta foi uma forma também dos comerciantes do bairro e outros moradores conhecerem o nosso trabalho”, considera a coordenadora. O grupo folclórico do povoado Candeal, situado na Matinha, também se apresentou na caminhada.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, ressalta que a realização do evento foi muito gratificante. “Colocamos a importância desse trabalho e da inserção das crianças no Peti. Vamos trabalhar para que esse programa se expanda para outros bairros”, assegura.
 

FEIRA DE SANTANA - Mais 200 famílias saem do aluguel



Sonho concretizado para pessoas que nunca tiveram a casa própria 

Em clima de alegria e muita emoção as 220 famílias beneficiadas pelo Programa “Minha Casa, Minha Casa” participaram, na tarde desta quarta-feira (30) no Ginásio de Esportes Joselito Amorim, do sorteio dos imóveis do Residencial Aviário II instalado na avenida Senador Quintino, s/nº.
O casal de idosos Maria de Lourdes, 68 anos, e Urbano de Assis, de 73, comemorou a conquista da casa própria. “Estamos casados há 52 anos e sempre batalhamos para ter a nossa casa própria. Hoje o nosso sonho está se tornando realidade. Vamos sair do aluguel e usufruir do cantinho conquistado com muito trabalho”, festejou o aposentado.
O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância da união entre os governos Municipal, Federal e Estadual para ampliar o acesso à moradia de qualidade com baixo custo. “Hoje estamos sorteando um total de 720 imóveis do “Minha Casa, Minha Vida”. Estas pessoas estão indo morar em unidades de um projeto importante  que está garantindo condições para moradia própria e com dignidade”, enfatizou.
A preocupação dos governos em promover o acesso à moradia digna foi destacada pela portadora de necessidades especiais, Luciene Lima Araújo. “Graças a Deus este programa está realizando não apenas um sonho, mas dando condições para que pessoas carentes possam ter um lar para viver com suas famílias, e para que elas não precisem passar por humilhações ao morar de favor na casa dos outros e nem precisar pagar aluguel para não morar na rua”, afirmou.
Para a diarista Islânia Freitas, contemplada com um apartamento no bloco 5 do residencial, o programa habitacional tem proporcionado dignidade e cidadania à milhares de cidadãos carentes. “Nada melhor do que você ter a sua casa própria e não precisar morar de favor na casa de parentes. Eu e todas estas pessoas estamos compartilhando do sentimento de satisfação”, destacou.
No próximo dia 09 de setembro os beneficiários realizam a vistoria dos apartamentos. “Em 15 dias todos os moradores estarão recebendo seus imóveis. Após o processo de vistoria acontece a assinatura dos contratos. Os empreendimentos dispõem de estrutura adequada com vias pavimentadas, transporte coletivo e unidades de saúde no bairro”, informou o secretário de Habitação, Gilberto Ruy.

FEIRA DE SANTANA - Recuperação de praça esportiva no Morada do Sol



Primeira intervenção no equipamento público após 29 anos 

Moradores do conjunto Morada do Sol, no bairro Calumbi, serão contemplados com a recuperação e reforma completa da praça esportiva da localidade. O início do serviço foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quarta-feira (31). Esta é a primeira intervenção feita no equipamento público que foi construído há 29 anos.
A obra está sendo executada através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, e a empresa Doneliza Construções Ltda. A construtora cumpre um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Administração Pública Municipal.
No local serão realizadas a recuperação da quadra esportiva, a construção de uma quadra de vôlei de areia, além da eficientização da iluminação e paisagismo. A praça esportiva fica situada entre as ruas C e B. Ao autorizar o início da obra, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou que a recuperação do equipamento era uma antiga reivindicação da comunidade local.
“Há algum tempo fomos procurados pelos moradores, eles nos apresentaram a situação, e garantimos que iríamos executar essa reforma. Hoje estamos cumprindo o compromisso assumido com eles. Será uma obra que vai garantir às pessoas um espaço de lazer, entretenimento e a prática esportiva”, salientou.
Moradora do local há 29 anos, Tereza Cristina Rodrigues relata que a recuperação da praça é a realização de um antigo sonho. “Esse local já foi o espaço de confraternização entre os moradores. Aqui realizávamos festas, eventos voltados para a comunidade, além de ser um local de entretenimento para toda a família”, lembrou  a moradora.
O secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, observou que a obra deverá ser concluída em 90 dias. “Esta é mais uma obra em parceria com uma empresa da cidade que trará benefícios para a população. Teremos aqui além dos equipamentos esportivos, todo um projeto de paisagismo e iluminação. Investimentos que também irão garantir a segurança dos moradores”, apontou.
O início dos serviços também foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e pelos vereadores Everton Carneiro, Sebastião Soares e Ailton Rios. 

LUIZ CAETANO - ENTREVISTA COLETIVA


Anúncio aconteceu durante entrevista coletiva concedida à imprensa 

Foto: Wendell Wagner

Na entrevista, prefeito resumiu a viagem ao exterior
Durante entrevista coletiva concedida terça-feira (30/08), à imprensa, o prefeito Luiz Caetano confirmou a construção de uma maternidade e anunciou que o Governo está estudando a implantação de um campus da Ucsal (Universidade Católica de Salvador) no Município.
Ao reassumir o cargo, uma das primeiras medidas do prefeito foi renomear o secretário da Saúde, Camilo Pinto, exonerado na última sexta-feira (26/08) pela prefeita em exercício, Tereza Giffoni, que assumiu interinamente o cargo no dia 22 de agosto, quando o prefeito viajou ao exterior.
Na coletiva, Caetano aproveitou para fazer uma breve explanação sobre a viagem e anunciar as inaugurações das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) da Gleba B, prevista para o dia 30 de setembro, e da Gleba A, que será entregue no final do ano.
Na avaliação do prefeito, a viagem rendeu resultados positivos e contatos políticos importantes. Prova disso, é a confirmação da presença de um grupo de microempresários da cidade de Fermo, na Itália, na Semana Global do Empreendedorismo, prevista para acontecer em novembro.
Outro grande destaque da viagem a Europa, segundo o Caetano, foi a visita que fez, acompanhado do bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, ao Papa Bento XVI, em Castel Gandolfo, na Itália. Na oportunidade, o pontífice abençoou a bandeira do Município.
Ainda na Itália, dessa vez na cidade de Rimini, o prefeito participou de um evento cultural e científico em defesa da paz, o Meeting Rimini, onde ministrou diversas palestras.
O prefeito finalizou a viagem ao exterior na Flórida, nos Estados Unidos, onde visitou plantas industriais que fazem a conversão do lixo em energia renovável.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Médicos protestam novamente contra planos de saúde


Os médicos vão parar o atendimento de rotina aos clientes de planos de saúde pela segunda vez este ano. Eles vão fazer um protesto contra as operadoras com uma paralisação no dia 21 de setembro, que vai durar 24 horas.
A suspensão das consultas e outros serviços agendados não valerá para os usuários de todos os planos de saúde. Diferentemente da primeira paralisação do último dia 7 de abril, a suspensão vai valer para os clientes das operadoras que não negociaram com os médicos ou apresentaram propostas consideradas insatisfatórias para a categoria. Os profissionais de cada estado vão definir quais planos serão afetados.
"O protesto é contra os planos que não vieram negociar com os médicos. Queremos mostrar a inflexibilidade das operadoras", disse o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá Miranda.
As entidades médicas vão divulgar nas próximas semanas a lista dos planos que ficarão com atendimento paralisado. De acordo com Miranda, a paralisação deve atingir três ou quatro planos por estado.
Os profissionais cobram das operadoras desde abril um reajuste permanente no valor pago pelas consultas e outros procedimentos. Eles também querem o fim da interferência das empresas na autonomia dos médicos, como recusar exames ou dificultar a internação de determinados pacientes.
A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, adotou em maio uma medida preventiva que proibia as entidades médicas de boicotar os planos de saúde, cobrar taxa extra dos clientes de planos para fazer o atendimento e promover campanha de descredenciamento em massa dos médicos conveniados para forçar as operadores a pagar menos pelos serviços. O SDE e o CFM disseram que a paralisação do dia 21 não fere a medida.
Por meio de nota, a Federação Nacional de Saúde (Fenasaúde), que representa as 15 maiores operadoras do país, disse que participa das negociações sobre a remuneração dos médicos credenciados. A federação informou ainda que as empresas afiliadas estão entre as que pagam os maiores salários aos profissionais.

Chocolate pode ajudar na redução de doenças cardíacas', diz pesquisa


Vou te mostrar que é de chocolate. De chocolate bate o meu coração. Assim diz um verso da música da "rainha dos baixinhos". Será mesmo que nosso coração é feito de chocolate? Bem, de chocolate ele não pode ser feito, mas uma coisa pode ser dita, depois de um estudo feito por cientistas britânicos, grande consumo dessa "perdição", pode reduzir doenças cardíacas.
Pesquisa foi publicada pela revista cientifica British Medical Journal. Investigações anteriores sobre o assunto que, de maneira geral, encontraram evidências de um possível vínculo entre o consumo de chocolate e a saúde do coração. 
Mesmo com essa primeira fase de pesquisa, autores informam que ainda não está claro de que forma o chocolate afetaria o coração. É preciso ser feito mais testes para saber se o chocolate pode realmente reduzir problemas cardíacos.
Recentemente, vários estudos indicaram que comer chocolate seria bom para a saúde, devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alimento. O chocolate teria o poder de reduzir a pressão sanguínea e melhorar a sensibilidade do organismo à insulina, onde poderia ajudar a evitar diabetes.
Cinco estudos encontraram uma associação positiva entre índices mais altos de consumo de chocolate e um menor risco de problemas cardiovasculares.
"Os índices mais altos de consumo de chocolate foram associados a uma redução de 37% em doenças cardiovasculares e uma redução de 29% na incidência de derrames em comparação aos índices mais baixos", dizem os autores.
Não foram encontradas evidências significativas de redução em casos de falência cardíaca. Os estudos não especificaram se o chocolate ingerido era meio-amargo ou ao leite. Entre os alimentos consumidos pelos participantes estavam barras de chocolate, bebidas, biscoitos e sobremesas contendo chocolate.
Especialistas recomendam iniciativas para reduzirem a quantidade de gordura e açúcar nos produtos, já que dados como esses foram positivos.

Motorola abre 60 vagas para novos talentos


Inscrições vai até 31 de outubro para níveis técnico e superior

Rio - Estão abertas as inscrições para o Motopráxis, programa de estágios da Motorola que este ano tem 60 vagas para estudantes de níveis técnico e superior nas áreas de ciências exatas e humanas. Os selecionados recebem remuneração e benefícios.

Para participar, o estudante deve ter previsão de se formar em dezembro de 2012 ou dezembro de 2013, disponibilidade para 72 ou 120 horas mensais, de acordo com a área.  É necessário ter inglês em nível avançado ou fluente, além de bons conhecimentos deinformática. Currículos para estagio@motorola.com .

DEM questiona registro do PSD na Justiça


Democratas alegam que partido de Gilberto Kassab pulou etapas para acelerar o processo a tempo de disputar eleições municipais de 2012

Adriana Caitano
Kassab corre contra o tempo para tentar oficializar PSD
Kassab corre contra o tempo para tentar oficializar PSD (Ayrton Vignola/AE)
O DEM protocolou, nesta segunda-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido para impugnar o registro do Partido Social Democrático (PSD). O pedido de registro da legenda foi feito pelo grupo liderado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, na última semana. Os democratas consideram irregular o procedimento utilizado pelo novo partido para viabilizar sua criação a tempo de disputar as eleições de 2012.
De acordo com Carlos Horbach, um dos advogados do DEM, a resolução 23.282 do TSE indica que, antes de apresentar o requerimento de registro de um novo partido, é necessário ter, no mínimo, 490.000 assinaturas conferidas nos cartórios eleitorais e, em seguida, os tribunais regionais eleitorais (TREs) de pelo menos nove estados devem emitir certidões confirmando quantos eleitores apoiaram os diretórios municipais e estaduais. “O PSD tem certidões de somente dois estados e com 50.000 assinaturas, ou seja, está pedindo que o TSE despreze a resolução e faça o trabalho dos TREs, verificando as assinaturas”, comenta Horbach.
O advogado acredita que o grupo de Kassab pulou etapas porque os tribunais regionais estavam demorando para analisar as assinaturas pelo fato de o Ministério Público já ter impugnado a maioria dos requerimentos locais. “Eles se deram conta de que esse rito, feito para dar transparência ao processo, não teria condições de ser cumprido até dia 7 de outubro, prazo para concorrerem às eleições. Então, para ganhar tempo, fizeram esse pedido irregular”, destacou Horbach.
Irregularidade - Segundo o defensor do DEM, o partido reuniu ainda dados sobre atas de convenções clonadas, pessoas mortas e analfabetas cujas assinaturas constavam nas listas de apoio à criação da nova legenda e até denúncias de troca de cestas básicas por apoio. “Tudo isso demonstra o ambiente de irregularidade que cerca a criação do PSD”, diz.
Horbach nega que a ação contra a legenda de Kassab seja uma retaliação ao fato de o prefeito ter saído do DEM e levado boa parte de seu quadro. “Não se trata de algo exclusivamente partidário. É uma reação à série de irregularidades que há nesse caso, tanto que é que o próprio Ministério Público Eleitoral questiona os mesmos itens”, destaca. “O surgimento de um novo partido afeta todos os demais, pois serão divididos o fundo partidário e o tempo de TV, logo, interessa ao país”.
O advogado do PSD, Alberto Rollo, ainda não foi notificado sobre o recurso do DEM, mas adianta que considera as acusações vazias. “É uma grande bobagem. Se o TSE considerar que as certidões não estão em ordem, vai indeferir e teremos 15 dias para repetir o requerimento”, minimiza.

PMs são rendidos e levados por assaltantes de banco na BA


Cerca de 10 homens fortemente armados renderam policiais durante o assalto a uma agência do Banco do Brasil em Boa Nova, cidade a 480 km de Salvador, por volta das 10h desta segunda-feira. O gerente e o sub-gerente do banco também foram feitos reféns e levados pelos assaltantes durante a fuga junto aos policiais. No fim da tarde, um suspeito foi preso e grande quantidade de armamento apreendida em local identificado como o reduto da quadrilha.
As vítimas foram liberadas minutos depois do assalto, já na saída do município. A Polícia Militar não soube informar a soma levada do cofre da agência. Tanto antes como depois do assalto, os criminosos incendiaram veículos nas principais vias de acesso à cidade - a BR-116 e a BR-101 - para prejudicar uma eventual perseguição. A polícia também não soube dizer se houve algum ferido durante a ação.
Às 19h40, a PM informou que Valter Pereira Carvalho Junior, 23 anos, havia sido preso como um dos suspeitos do assalto. Ele foi flagrado queimando os dois carros que teriam sido utilizados na ação. A polícia diz ter localizado o ponto onde a quadrilha se escondia, na zona rural do município de Boa Nova. Lá, parte do dinheiro foi recuperada, além de terem sido apreendidos cinco coletes balísticos, uma pistola calibre 45, uma submetralhadora UZI 9 mm., uma pistola 9 mm., três revólveres calibre 38, uma submetralhadora Taurus 9 mm., 58 munições 9 mm., 15 munições calibre 38 e dois revólveres que tinham sido levados dos policiais militares.
As buscas pelos outros envolvidos mobilizam policiais militares, um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) e o Grupo de Apoio Tático (GAT) da Polícia Civil.

IBGE abre inscrições para vagas em agências do instituto




O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) abriu ontem, o edital para vagas de Agente de Pesquisa de Mapeamento nas agências. No total há 4.250 vagas, sendo 550 no estado de São Paulo divididas entre os municípios capital e interior, em Catanduva há apenas três vagas disponíveis.

As inscrições serão feitas somente pela internet no endereço: http://www.consulplanmg.com/concursos/concurso.php?id=313, até o dia 19 de setembro de 2011, observando o horário oficial de Brasília, por meio do formulário específico, sendo que o pagamento da taxa de inscrição, obrigatoriamente deve ser efetuado em uma Agência do Banco do Brasil. 

De acordo, com a Técnica em Informações Geográficas e Estatísticas da agência de Catanduva,  Priscila Bueno Alves, os APMs (agentes de pesquisa e mapeamento), serão contratados para ajudar a coletar dados das diferentes pesquisas realizadas pela agencia durante um período de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano. 

“O contrato é temporário, regido pela Lei nº. 8.745, de 09 de dezembro de 1993 que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, a renovação é feita mês a mês de acordo com o interesse da Administração Pública.”

O quadro de três vagas para Catanduva, possui ampla concorrência, as provas serão realizadas em 30 de outubro de 2011, com duração de quatro horas, das 13 às 17horas, em São José do Rio Preto. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20.

Júlio Lopes: não tenho responsabilidade direta com o acidente


Rio - O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira e garantiu que não tem responsabilidade direta no acidente com um bonde que matou cinco pessoas e feriu outras 57 em Santa Teresa, Zona Sul do Rio.
"Vou me defender. Tenho convicção de que a segurança não foi negligenciada. Não era minha responsabilidade direta. Responderei com tranquilidade a tudo que me for arguido. Tenho notas fiscais e provas de que que os investimentos foram feitos. Ocorreu uma fatalidade", afirmou. O secretário disse que vai contratar uma empresa pública para fazer auditoria e que o serviço seguirá suspenso até a conclusão deste trabalho.

>> FOTOGALERIA: Imagens da tragédia em Santa Teresa


Lopes confirmou que às 15h de sábado, o bonde conduzido por Nelson Correa da Silva se chocou com um ônibus. O condutor teria feito o registro de ocorrência e, nas palavras do secretário, deveria ter voltado para a oficina. Segundo Lopes, não há explicação para o fato do bonde ter mais de 60 pessoas quando deveria estar vazio.

Além disso, o engenheiro da Central, Cláudio Nascimento disse que a existência de um arame substituindo um parafuso pode ter sido feita por um motorneiro, de forma improvisada até a chegada na oficina. "Temos nota da compra do parafuso", garantiu, reforçando que o calendário de manutenção dos bondes está em dia. Júlio Lopes ainda disse desconhecer as queixas do sindicato dos ferroviários de que a situação dos bondes não é adequada.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Integrantes da Associação de Moradores de Santa Teresa se revoltaram com as declarações de Lopes e tentaram protestar com faixas, acusando o secretário de omissão. A presidente da entidade, Elzbieta Mitkiewicz, era uma das mais indignadas. "Estou enojada. Ele (Lopes) jogou a culpa no morto, que não pode se defender".
Situação dos feridos
Entre as vítimas do acidente, ainda há quatro pessoas internadas no Hospital Municipal Souza Aguiar. O caso mais grave é do menino João Pedro, de 3 anos, que está em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade de saúde do Centro da cidade. Outras duas pessoas estão no Hospital Miguel Couto. Há ainda três feridos no Hospital Copa D'Or e outros três no São Lucas, os dois em Copacabana, Zona Sul.
'Morreu como herói'
Muita emoção marcou neste domingo o enterro de três vítimas do acidente com o bondinho de Santa Teresa no Cemitério de Inhaúma. Foram sepultados o casal João Batista Soares, de 63 anos, e Ivone da Silva, de 52, e o motorneiro, Nelson Correa da Silva, de 57 anos. O cortejo do motorneiro reuniu cerca de 400 parentes, passageiros e moradores do bairro. Moradores providenciaram um ônibus para transportar quem quisesse ir ao velório de Nelson.
Foto: Alexandre Vieira / 
Agência O Dia
Perícia verificou problemas na conservação do bonde acidentado | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
O corpo da turista gaúcha Cláudia Lilian Almeida Fernandes será levado para o Rio Grande do Sul e o da menina Maria Eduarda Nunes, 12 anos está no IML, porque os pais, também vítimas do acidente, ainda estão internados. “Ele foi um herói. Fez de tudo para salvar os passageiros e não conseguiu salvar a própria vida”, disse o filho Nelson Júnior, 31 anos.
A mulher do motorneiro, Dulce Correa da Silva, passou mal. “Ele gostava do que fazia. Falava com carinho dos bondinhos 7 e 10, nos quais trabalhava. Ficava triste quando os bondes não funcionavam”, lembrou a sobrinha Caroline Costa Correa da Silva, de 19 anos.
Vários motorneiros exaltaram o profissionalismo de Nelson. “Era um excelente profissional. Falta é manutenção. Não por culpa dos funcionários, mas por falta de peça de reposição”, disse o aposentado Ricardo Gomes da Silva, 56. “Nelson foi o melhor aluno que eu tive”, resumiu Moisés Mendes da Silva, 78.
Parentes reclamam de abandono
Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Vanja Bezerra, mãe de uma das vítimas, reclamou da falta de apoio do poder público | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Parentes dos feridos no acidente acusam o Governo do Estado do Rio de não apoiar as vítimas da tragédia de forma efetiva. Vanja Bezerra, mãe da psicóloga Lorena Maria Bezerra, de 27 anos, turista de Belém (PA) que estava no Rio para um congresso, ressalta a necessidade de um apoio do poder público para as pessoas que se feriram e seus parentes.

"Minha filha teve o rosto queimado e perda de massa na mão direita, com um dedo esmagado. Ela pode perder um dedo. O hospital - Souza Aguiar - cuida bem, mas as vítimas não tem um apoio objetivo. Representantes do governo vieram até aqui, pegaram os nomes das pessoas, mas nada além disso foi feito", cobrou Vanja, nesta segunda-feira.
De acordo com a mãe de Lorena, o trauma após esta situação pode durar a vida inteira e esta tragédia não aconteceu de uma hora para outra, pois há um descaso com os bondinhos que já dura algum tempo. "O responsável é o poder público. Exijo um tratamento digno para minha filha, mesmo quando voltarmos para Belém é necessário também um apoio financeiro", afirmou.
O marido da vítima Ingrid Figueiredo Ventura - que também veio ao Rio por causa de um congresso na Uerj, o arquiteto Raul da Silva Ventura, contou que a mulher dele está muito traumatizada com o ocorrido. Ele chamou a atenção para a sensação de abandono vivida pelos turistas. "O Rio é uma cidade turística, mas o governo não foi ouvir os turistas. É uma falta de cuidado muito grande, nós pagamos impostos esperando por algum tipo de auxílio quando acontece uma coisa destas", reclamou.

Mistura de etanol à gasolina cairá para 20% em outubro


O governo vai reduzir de 25% para 20% a proporção da mistura de etanol anidro na gasolina a partir de 1º de outubro. A informação foi dada no início da noite pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, depois de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. "Nós temos que garantir o abastecimento olhando para este ano e olhando para o próximo ano também, porque verificamos que a safra do próximo ano não será muito melhor do que a atual. Então temos que tomar providência desde logo", justificou Lobão.

O novo porcentual da mistura de etanol na gasolina valerá por tempo indeterminado, segundo o ministro. "Depois calibraremos, verificando a resolução, no momento em que acharmos que há segurança para suspendermos", afirmou.

Além dessa medida de segurança contra desabastecimento do mercado e de preços altos, Lobão ressaltou que medidas complementares já anunciadas, como o financiamento da estocagem também serão adotadas. Segundo o ministro, os parâmetros das linhas de financiamento com "favorecimento" estão em fase e considerações finais do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A previsão, segundo Lobão, é de que as medidas sejam anunciadas nos próximos dias. Também participaram da reunião Mantega, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.