sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Novo ministro do Turismo toma posse nesta sexta


Deputado Gastão Vieira, do PMDB, foi escolhido para substituir Pedro Novais
Do R7, com agências
sarney-gastão-450-abrAgência Brasil
Novo ministro tem José Sarney, presidente do Senado, como padrinho político
Publicidade
O deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA), de 65 anos, assume nesta sexta-feira (16) o cargo de ministro do Turismo. A cerimônia de posse está marcada para as 16h no Palácio do Planalto e terá a presença da presidente Dilma Rousseff, que retornará de uma viagem a Belo Horizonte (MG) para receber o novo auxiliar.

Leia mais notícias no R7

Vieira, que é advogado e cumpria seu quinto mandato na Câmara, vai substituir o também deputado Pedro Novais (PMDB-MA), que pediu demissão após denúncias de uso indevido de dinheiro público.

Ele teria utilizado verba da Câmara para pagar o salário de uma empregada doméstica. Além disso, um funcionário da Casa teria trabalhado como motorista particular de sua mulher.

O novo ministro foi escolhido pelos colegas de partido após uma longa negociação. Ao PMDB, Dilma mandou o recado de que queria uma alternativa “segura”, que não colocasse o governo novamente no centro de polêmicas por causa de denúncias de corrupção. Em agosto, uma operação da Polícia Federal prendeu mais de 30 pessoas ligadas ao Turismo por desvios de recursos.

Vieira tem como padrinho político o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mas negou que essa relação de proximidade possa gerar interferências em sua gestão. Ele foi questionado sobre a eventual influência do ex-presidente nesta quinta-feira (15), durante o Fórum Nacional do PMDB, realizado em Brasília.

- Há muito tempo sou ligado à família Sarney e ele sempre me respeitou como parlamentar. Exerci meus cinco mandatos e ele nunca pediu para que eu fizesse ou deixasse de fazer nada.

No mesmo evento, o novo ministro revelou que Dilma pediu a ele prioridade para os preparativos da Copa do Mundo de 2014 e disse que adotará medidas para coibir práticas ilegais na pasta.

- Se há problema de corrupção, está sendo apurado pelos órgãos competentes, e a recomendação dos órgãos será claramente adotada. [...] Você usa os órgãos competentes do governo e adota medidas preventivas, então tudo isso é possível de ser feito, podem ter a mais absoluta certeza.

Perfil discreto

O novo titular do Turismo é descrito pelos parlamentares como discreto e distante das articulações de bastidores. O peemedebista tem trajetória na área da educação e se dedicou, em geral, a assuntos regionais. Por duas vezes, licenciou-se do mandato parlamentar para assumir as secretarias estaduais de Educação e Planejamento do Maranhão.

Na última ocasião em que se licenciou, em 2009, foi secretário no governo de Roseana Sarney, filha de José Sarney. Apontado como simpático e de temperamento fácil, Vieira transita com facilidade entre os colegas no Congresso Nacional.

Desde que começou na política, nos anos 80, ele se manteve a maior parte do tempo fiel ao PMDB, embora tenha passado rapidamente pelo PSC.

O novo ministro participou de negociações no exterior sobre irrigação, combate às desigualdades sociais, atividades do terceiro setor e da 34ª Conferência Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Educação, Ciência e Cultura.

Polêmicas

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, ao assumir a Secretaria de Planejamento maranhense, Vieira continuou a usar seu apartamento funcional na Câmara. Segundo ele, o uso tinha sido autorizado em caráter excepcional. Ali viviam suas duas filhas.

Em outra polêmica, ao dar entrevista para o programa CQC, da TV Bandeirantes, ele se referiu ao próprio partido como “traíra”.

- No PMDB todo mundo manda, ninguém obedece e cada um fez o que quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário