quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FIDEL RECHAÇA PROPOSTA DE OBAMA PARA 'NOVA RELAÇÃO' ENTRE SEUS PAÍSES

HAVANA, 29 SET (ANSA) - O ex-presidente cubano Fidel Castro rechaçou hoje uma oferta do mandatário norte-americano, Barack Obama, de dar início a "uma nova relação" com o país contanto que Havana começasse a promover "ações positivas", como a libertação de presos políticos e a defesa dos direitos humanos na ilha.
  
Em seu terceiro artigo publicado esta semana, Fidel afirmou que "muitas coisas vão mudar em Cuba, mas vão mudar por nosso esforço próprio e apesar dos Estados Unidos. Talvez antes aquele império caia".
  
"Tanta bondade não permite que ele [Obama] entenda que 50 anos de bloqueio e de crimes contra nossa pátria não foram capazes de dobrar nosso povo", acrescentou o ex-presidente cubano.
  
Obama disse ontem que, enquanto comandar o país, sempre estará disposto a mudar a política em relação a Cuba, "desde que comecemos a ver uma séria intenção por parte das autoridades cubanas".
  
Desde que ele assumiu a Casa Branca, em 2009, a política norte-americana com relação à ilha indicou a flexibilização do embargo econômico. No entanto, tem reiterado em diversas vezes que espera que Cuba inicie uma transição para a democracia e promova os direitos humanos.
  
Durante os últimos 50 anos, o governo dos Estados Unidos exigiu de Cuba mudanças internas nas áreas política, econômica e social como condição para suspender o embargo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário