Mais de 2.500 agricultores da zona rural de Feira de Santana vão receber a primeira parcela do Programa Seguro Safra 2011 a partir do mês de outubro. O Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), aguarda a vistoria dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário para indicar os distritos que apresentaram uma maior perda no plantio do feijão e milho.
Segundo o secretário municipal, Ozeny Moraes, após a realização da análise de constatação da perda, o pagamento no valor de R$ 640,00 será dividido em quatro parcelas e liberado para cada agricultor. “Neste ano houve uma perda de mais de 60% no plantio do feijão e milho em decorrência da falta de chuva no período determinado de floração e frutificação dos grãos”, informa.
De acordo com Ozeny Moraes, nem todos os agricultores prejudicados com a perda da safra terão direito ao benefício. “Mais de mil agricultores receberam o documento, mas não pagaram. Por conta disto, não estão habilitados a receber o pagamento. É necessário também que haja uma maior flexibilidade das normas estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para que todos possam contribuir com o programa”, observa.
O Seguro Garantia Safra tem o objetivo de oportunizar renda mínima para a sobrevivência de agricultores atingidos pela estiagem ou excesso de chuvas. Este ano, o Governo Municipal disponibilizou quatro mil cotas para adesão ao benefício.

Nenhum comentário:
Postar um comentário