Plano vai melhorar a vida das pessoas e os índices sociais do Município
Camaçari é um dos primeiros municípios do Brasil a tomar a iniciativa de buscar a erradicação da miséria, de uma maneira tão forte e contundente, com a implantação do plano municipal Camaçari sem Miséria.
A declaração foi feita pelo secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, nesta sexta-feira (29/07), durante o seminário A Questão Social em Camaçari: uma Perspectiva de Superação da Pobreza Extrema, realizado na Cidade do Saber.
O secretário ainda ressaltou que a iniciativa do prefeito Luiz Caetano é formidável e que Camaçari caminha fortemente para atingir as metas do milênio. “Daqui a quatro anos, vamos voltar ao Município para comemorar a melhoria dos índices sociais”, previu ao observar que em Camaçari “a decisão e a vontade política são muito fortes”.
Prova da determinação da atual administração municipal foi a ampla participação da equipe do governo no lançamento do Plano. Durante o evento, o prefeito Caetano falou da importância do projeto para o Município e cobrou a participação e o compromisso de todas as secretarias municipais para que o Camaçari sem Miséria dê certo e ajude a promover a revolução social na cidade.
“Não vamos tirar as pessoas da pobreza apenas com o programa Bolsa Família, vamos trabalhar também a arte, a educação, a saúde, a inclusão produtiva e, principalmente, a promoção da cidadania”, salientou o prefeito ao observar que o plano muda a dinâmica do funcionalismo público, uma vez que ao invés de esperar que o povo venha até o governo, é o governo que vai até as pessoas.
De acordo com o secretário da Administração Municipal e coordenador do Camaçari sem Miséria, Ademar Delgado, o primeiro passo será a busca ativa das 8.390 famílias que vivem no Município em situação de extrema pobreza, de acordo com os dados do último censo do IBGE. “A partir daí, vamos ampliar e consolidar cada vez mais as ações que já vêm sendo desenvolvidas pelo governo”, disse.
Durante o lançamento do Plano, a secretaria do Desenvolvimento Social de Camaçari, Jailce Andrade, lembrou que a integração entre as secretarias municipais e a participação da sociedade são fundamentais para que o Camaçari sem Miséria tenha êxito. “Agora é hora de enxergar e buscar as oportunidades para erradicar a miséria no Município”, salientou.
O secretário da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira acrescentou que assim como a busca das oportunidades, a solidariedade entre as pessoas será crucial. “Sem isso, não conseguiremos superar a extrema pobreza”, completou.
O PLANO
Construído dentro das diretrizes do plano Federal, Brasil sem Miséria, o Camaçari sem Miséria busca identificar e retirar da situação de extrema pobreza as 8.390 famílias que vivem no Município com renda mensal per capita de até R$ 70,00.
Após a identificação das famílias, serão desenvolvidas ações integradas entre as secretarias municipais no intuito de torná-las visíveis, inseri-las nos programas sociais e garantir a essas famílias os direitos civis.
Dentre as ações a serem potencializadas, está a concessão de documentação civil para as pessoas que não possuem os registros, as ações de qualificação profissional, o acesso à moradia digna através dos programas Minha Casa, Minha Vida e de melhorias habitacionais, o incentivo ao pequeno agricultor, a potencialização de empreendimentos solidários, o atendimento integral às famílias na área da saúde, a garantia de vagas nas escolas e a alfabetização das 14.050 pessoa não alfabetizadas em Camaçari, de acordo com o último censo do IBGE.
Em 2005, 21% da população de Camaçari vivia em situação de extrema pobreza e 41% vivia abaixo da linha da pobreza, com renda per capita entre R$ 71,00 e 140,00. Hoje, graças aos investimentos feitos pelo governo Municipal na promoção da cidadania e na inclusão social, os índices caíram para 11,34% e 9,34%, respectivamente.
PRESENÇAS
Além dos secretários municipais, participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador José de Elísio (PTdoB) e os vereadores Téo Ribeiro (PT), Oto da Farmácia (PSDB) e Dílson Magalhães (PSC).
O evento também foi prestigiado por Luciano Sacramento, presidente da Acec (Associação Comercial Empresarial de Camaçari), Pedro Failla, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) e o tenente-coronel Demósthenes Pereira, comandante do 12º Batalhão da Policia Militar, além de representantes de entidades religiosas e presidentes de partidos

Nenhum comentário:
Postar um comentário