Cerca de 150 pessoas de três movimentos sociais – MST (Movimento Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados) - invadiram área que pertence a Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Campinas na manhã desta quinta-feira (28). Os manifestantes reivindicam uma solução para o problema dos desabrigados após reintegração de posse, que aconteceu nesta terça (26), na qual 700 famílias foram despejadas do assentamento na Fazenda São Martinho de Itaguassu, localizado às margens da rodovia Vinhedo-Viracopos, na região do Campo Belo.Os manifestantes ocupam o estacionamento do local, que fica próximo ao hospital Mário Gatti, e, com um carro de som, pedem providências do Secretaria de Habitação. O protesto é pacífico, mas os integrantes prometem ‘ficar acampados um mês se for preciso’ até obterem uma resposta da Prefeitura.
Segundo o representante do MST, o advogado Vandré Paladini, o protesto foi decidido na manhã desta quinta-feira (38) e promete sair do local somente após o Secretário de Habitação, André Von Zuben, dar uma solução para a moradia dos despejados do Campo Belo. ‘Nosso protesto é pacífico, definimos em assembleia hoje e já viemoas para cá, porém, só sairemos depois que o secretário falar com a nossa comissão’, disse.
Von Zuben chegou ao local para se reunir com a comissão dos manifestantes às 14h00. A assessora da Secretária de Habitação e da Companhia de Habitação popular de Campinas (Cohab), Rita Hennief, afirmou que aguarda o término da reunião entre manifestantes e o Secretário para poder informar qual seria a solução para o impasse.
A Guarda Municipal faz a segurança do local com 7 viaturas e 20 homens. Segundo o Inspetor Mário Frizarin, responsável pela operação de manutenção da ordem no local um reforço pode ser solicitado de acordo com o andamento do protesto. ‘Temos 20 homens aqui, mas se precisarmos solicitaremos reforço. Acredito que não será necessário pois o movimento até o momento não foi hostil’, afirma Frizarin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário