A preocupação com o futuro do planeta, especialmente diante da tragédia das usinas nucleares do Japão, da escassez da água doce e da degradação dos mananciais hídricos, será a tônica do XI Grito da Água a ser realizado nesta terça (22), a partir das 15 horas, para celebrar a passagem dos Dias Mundial, Estadual e Municipal da Água.
A caminhada do Campo Grande à Praça Castro Alves servirá ainda para que os participantes prestem solidariedade ao povo japonês, vítima de terremotos, tsunami e das explosões em suas usinas nucleares, deixando milhares de mortos. Essa preocupação está expressa no tema deste ano, que é "Recicle seu pensamento. Preserve a água e o meio ambiente".
Promotor do tradicional evento, o Sindae espera a presença maciça dos trabalhadores de água, esgoto e meio ambiente vestindo a nossa camisa azul. Vamos ter a participação de diversas entidades da sociedade civil e esperamos arrastar uma multidão ao som de um trio elétrico, contando ainda com bandas de percussão e sopro, bonecos e muitas alegorias. A concentração no Campo Grande começa às 14 horas. O Grito da Água é uma das maiores manifestações de rua em defesa da água e do meio ambiente da América Latina.
Foi criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de preservar a água e combater a sua privatização e mercantilização. Ao longo dos anos agregou outras bandeiras, como o combate à desertifi cação do solo, à poluição, o manejo dos resíduos sólidos através de programas de reciclagem e a utilização de fontes energéticas limpas, como a energia solar e a eólica, além da elaboração participativa dos planos municipais de saneamento. Agora também faremos um protesto contra a possível instalação de usina nuclear na Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário