Assim será dito, assim será escrito e assim será contado pelas futuras gerações que a partir do infausto dia 23 de março de 2010 tiverem de se referir a João Pinheiro Lima.
A trajetória de João que faleceu antes de completar seus 65 anos foi uma das mais comoventes entre os homens públicos de Serrinha pelo seu perfil samaritano de nunca deixar de estender a mão a qualquer necessitado, fosse qual fosse o grau de sua carência.
Como jornalista ao redigir matéria em reverencia a João Grilo, não precisei de nenhuma retórica para descrever o colosso humano vivo e o ídolo morto que foi e que hoje é o João Grilo. Tive a oportunidade de cobrir os últimos eventos mais importantes e mais especiais na cidade de Serrinha, como a posse do Bispo diocesano pelo registro do salto histórico da igreja tornando-se Catedral da Santa Sé regional e também a festa da padroeira Senhora Santana, mas as lentes de meu equipamento digital, nunca registraram tamanha multidão.
Sem uma precisa conta, a população de Serrinha estava na Praça da Catedral. A nave da Santa Sé estava toda tomada sem folga. No trajeto entre a catedral onde o corpo de João foi velado e encomendado pelo padre Erivaldo e o Cemitério, o povo se aglomerava formando uma multidão de quantidade imensurável. Todos estavam dando seu último adeus a João como um ente querido que recebeu um dos nomes mais comuns da terra. Mas era o João que estava ali em sua última passagem. Como comum parece ser nome, seu apelido também parece tão insignificante por se tratar de um pequeno inseto de 15 gramas comuns entre as 900 espécies de grilos da terra.
Esse João que saiu da vida por um trágico acidente automobilístico, entrou para a história dos homens públicos de Serrinha ao iniciar sua vida parlamentar como vereador suplente. A saída do titular vereador Joel Morais fez com que ele assumisse pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal de Serrinha por um resto de mandato que durou apenas quatro messes. Seus quatro meses de mandato foram suficientes revelar o cerne de um homem solidário e público a tal ponto de sair candidato a um mandato eletivo seguinte sendo eleito como o vereador mais votado do pleito com mais de 1800 votos.
João Grilo, além de vereador, era guarda municipal e alimentava o desejo de voltar ao quadro e se aposentar no exercício de sua primeira função pública. Sempre defendeu a Guarda Municipal e seus companheiros se orgulhavam dele. João trabalhou para sediar o Congresso das Guardas Municipais em Serrinha no próximo ano e disse ter feito isso com muito orgulho de ser um guarda municipal na presidência do Poder Legislativo Municipal.
João Grilo estava filiado ao PR, foi o quarto mais votado na eleição de 2008, obtendo 1.376 votos, morava na Rua Boa Esperança Bairro da Rodagem. Muito querido, ele pautava suas ações políticas na prestação de serviços ao povo na área de saúde, cuidando de marcar consultas, agendar cirurgias e quando necessário, fazia translado de corpos, quando alguém do município falecia em outras cidades e teria que ser sepultada em Serrinha.
João estava no exercício de seu 5º mandato sempre como membro da mesa e alimentava um sonho de ser presidente da Câmara. Apesar de ser sempre o vereador mais votado, João não conseguiu realizar o seu sonho de ser o presidente do poder legislativo de sua terra. Para o professor e vereador Sandro do PT que concedeu entrevista ao Folha dos Municípios no Cemitério, João sofria de uma discriminação por não ser um vereador letrado com conhecimentos limitados aos alunos do segundo grau. Sempre alimentando esse sonho, somente neste último e quinto mandato, João com o apoio dos companheiros do PT chegou a realizar o sonho de ser presidente da Câmara Municipal.
Desde que se elegeu pela primeira vez, João Grilo manteve-se como o vereador entre os mais votados marcando um recorde de preferência universal, pois em todas as urnas da Zona Eleitoral de Serrinha, sempre João Grilo aparecia votado, mostrando que ele tinha eleitores em todos os termos do município.
João Pinheiro Lima foi eleito presidente da Câmara com oito votos a seu favor. Seus cinco mandatos eram sua ferramenta e motivação para ajudar as pessoas carentes. Estudou o ensino primário e somente depois como um adulto sexagenário, conseguiu em 2008, concluir o segundo grau. Com a sua morte, assumirá a presidência da Casa Legislativa de Serrinha o vereador Justino Alves de Oliveira Junior (PT) e o suplenteJosé Reis da Silva, o Reis do Alto Alegre do PSDB, tomará posse como vereador na próxima sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário