segunda-feira, 28 de março de 2011

Teólogo José Comblin morre na Bahia mas será enterrado em Arara,na Paraiba.

Morreu na manhã deste domingo (27), aos 88 anos, no município baiano de Simões Filho (Região metropolitana de Salvador), o padre belga José Comblin, um dos mais importantes teólogos da Teologia da Libertação em todo o mundo. Autor de vários livros, entre eles “Teologia da Enxada”, uma corrente teológica surgida em 1969 na Igreja Católica do Nordeste do Brasil e que tem como base a reflexão a partir da realidade dos agricultores e famílias camponesas, foi encontrado morto no quarto do local onde estava hospedado, por outros religiosos que o aguardavam para a oração matinal e estranharam a sua demora.
Segundo informações dos religiosos, ele levantou-se cedo, tomou banho, aprontou-se, mas não apareceu para a oração da manhã. Quando o procuraram, encontraram-no sentado no quarto e já morto. O padre tinha problemas cardíacos e usava marca-passo.
José Comblin nasceu em 22 de março 1923, mas trabalhava na América Latina desde 1958. Devido às suas ideias, foi perseguido pelo regime militar implantado no Brasil em 1964, chegando a exilar-se no Chile para fugir das perseguições. Em 1972, voltou ao Brasil, onde foi preso e deportado para a Bélgica. Só em dezembro de 2010 o pedido de sua deportação foi oficialmente extinto pelo governo brasileiro. Atualmente, ele morava na cidade de Barra, município às margens do Rio São Francisco, no interior da Bahia (a 807 kms de Salvador).
O corpo do religioso belga está sendo velado em Salvador e será translado para a Paraíba, onde será enterrado, de acordo com seus desejos, segundo informaram porta-vozes da Arquidiocese de Barra.
José Comblin foi um dos seguidores e principais assessores de Dom Hélder Câmara (de Pernambuco), o defensor dos Direitos Humanos e da opção da Igreja pelos pobres que chegou a ser conhecido durante a ditadura brasileira como o “bispo vermelho”. Comblin participou do primeiro grupo da Teologia da Libertação. Esteve na raiz das equipes de formação de seminaristas no campo em Pernambuco e na Paraíba (1969), do seminário rural de Talca, no Chile (1978) e, depois, na Paraíba, em Serra Redonda (1981). Estas iniciativas deram origem à chamada Teologia da enxada.
Além disso, esteve na origem da criação dos Missionários do Campo (1981), das Missionárias do Meio Popular (1986), dos Missionários formados em Juazeiro da Bahia (1989), na Paraíba (1994) e em Tocantins (1997). É autor de inúmeros livros, dentre eles “A ideologia da segurança nacional: o poder militar na América Latina (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978)”. O Instituto Humanitas Unisinos (instituição ligada à Universidade do Vale do Sinos, de Santa Catarina) acaba de publicar o Cadernos Teologia Pública nº 36, intitulado Conferência Episcopal de Medellín: 40 anos depois, com a conferência que o religioso belga proferiu em evento ali realizado.

domingo, 27 de março de 2011

Você acha que a Bahia deve abrigar uma usina nuclear?

Na última quarta-feira, 22, o governador Jaques Wagner confirmou a intenção de abrigar uma usina nuclear na Bahia.


Manifestantes pediram o fim do programa nuclear brasileiro na quarta-feira, 22, em Salvador.
O governador destacou o desejo de investir em energias renováveis, mas, mesmo com os temores despertados com o acidente no Japão,  garantiu não ter mudado de posição quanto a questão da energia nuclear.
O debate já iniciado na população coloca opiniões em dois lado opostos: de um estão os que acreditam que a energia nuclear é solução para apagões, é financeiramente competitiva, além desta gerar menores taxas de carbono.
Do outro estão, principalmente, os grupos ambientais que defendem o abandono da ideia pelos riscos gerados pela radioatividade — e suas implicações à saúde humana e ao meio ambiente.






Polícia mantém megaoperação no Nordeste de Amaralina.

Sete armas, 160 pedras de crack, 44 papelotes de cocaína, 300 gramas de maconha, uma moto desmontada e a condução de três pessoas à 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Nordeste de Amaralina). Este foi o saldo das apreensões e prisões realizadas neste sábado pela manhã, no segundo dia da megaoperação de ocupação das comunidades do complexo do Nordeste de Amaralina, iniciada na última sexta-feira.
Na Rua São Gerônimo, em Santa Cruz, policiais trocaram tiros com suspeitos, que fugiram. Ninguém ficou ferido e a busca dos envolvidos continua. Neste sábado, a assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública divulgou mais um nome da lista dos presos na ação.
O traficante Alan Valentim  Tavares, conhecido como Alan Gordo, tinha mandado de prisão expedido pela Justiça e está custodiado na sede do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes, nos Barris.
Normalidade - Nesta manhã, moradores começaram a dar sinais de contentamento com os resultados da ação policial. “Eles têm tratado a todos com respeito”, disse a dona de casa Carlinda Saldanha, 56 anos. O comandante da PM, o tenente-coronel Nilton Mascarenhas, comemorou ter recebido retorno semelhante. “Ela veio me pedir para não sairmos mais daqui”, ressaltou.
Para o comandante-geral, os laços de confiança fortalecidos com os moradores resultam tão importantes quanto as prisões. “Esperamos também que nossos policiais continuem motivados e continuem os trabalhos desenvolvidos até agora no Nordeste”, ressaltou.

STF: art. 41 da Lei Maria da Penha é constitucional.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que o art. 41 da Lei Maria da Penha é perfeitamente constitucional. Tal artigo afastava a aplicação do art. 89 da Lei 9.099/95 nos crimes praticados com violência doméstica ou familiar contra a mulher, de modo que a “sursis processual” nesses casos era de impossível aplicabilidade. A decisão ocorreu em um Habeas Corpus (HC) em que um homem fora condenado pela Justiça do Mato Grosso do Sul a uma pena restritiva de liberdade de 15 dias, a qual foi convertida em pena de prestação de serviços à comunidade.

No HC, o defensor alegou que o art. 41 da Lei Maria da Penha era inconstitucional por ofender o art. 89 da Lei de Juizados especiais.  Alegou ainda a Defensoria a respeito da competência do órgão julgador, já que tal deveria ter sido feito pelo juizado especial criminal. De acordo com o ministro Marco Aurélio, relator do caso, o art. da Lei Maria da Penha em questão estaria em consonância com o art. 226, parágrafo 8º, da Constituição Federal, que determina que “o Estado assegurará a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações”.

O ministro ainda citou a idéia aristotélica de isonomia, na qual os desiguais devem ser tratados de forma desigual para se atingir a igualdade. Como a mulher, em uma situação de violência no lar se encontra em desigualdade quanto ao homem, tal deve ser a visão do julgado. Segundo a Corte, os juizados especiais criminais não são competentes para julgar o delito, dada a sua gravidade, pois a violência contra a mulher não é somente física, mas emocional.

PELEGRINO COMENTA DESENTENDIMENTO DO PSC.

O deputado federal Nelson Pelegrino comenta, que os desentendimentos entre o Governo do Estado e o PSC devem ser contornador e o partido ingressará na base aliada. Ele participou do Encontro Estadual do partido cristão neste sábado (26) e disse ter sido bem recebido: "Eu me senti em casa. Tenho velhos amigos e companheiros no PSC", afirmou, em entrevista ao BN, no camarote do show de Ivete Sangalo, no Mercado Modelo. O parlamentar disse ter se reunido com o governador Jaques Wagner (PT) na sexta-feira, quando tratou do ingresso do partido na base. "Estamos na perspectiva de fecharmos", revelou. Pelegrino recordou que o presidente do PSC, Eliel Santana, já fora seu vice na disputa pela Prefeitura de Salvador em 2000. "Ele foi ótimo. Só tenho elogios a ele", afagou. Em 2012, entretanto, os dois podem ter de se enfrentar em campos opostos:  no encontro deste sábado, o partido cristão decidiu lançar Eliel candidato a prefeito, mesma pretenção que tem o petista. A projeção de uma possível disputa foi minimizada por Pelegrino: "É natural e legítimo que todos os partidos se posicionem", disse.

Líderes do estadual, Bahia e Vitória jogam para vencer e convencer.

Líderes de seus respectivos grupos, Bahia e Vitória entram em campo neste domingo não somente para se aproximarem da classificação antecipada, mas também para finalmente convencerem seus torcedores. Apesar de liderarem com 100% de aproveitamento, as equipes não vêm agradando e foram vaiadas nos últimos jogos. O Tricolor enfrenta o Bahia de Feira, às 16h, em Pituaçu. No mesmo horário, o Leão visita o Feirense, na Joia da Princesa.

O Vitória, apesar de liderar o Grupo 4 com seis pontos, não vem apresentando um futebol agradável e as vaias estão virando rotina. Tudo porque as recentes atuações do Leão não estão agradando o torcedor rubro-negro. Na última quarta-feira, os jogadores deixaram o campo vaiado, mesmo após derrotarem o Serrano.
Para a partida deste domingo, o técnico Antônio Lopes contará com o retorno do artilheiro Neto Baiano, que volta ao time após cumprir suspensão. Com isso, o argentino Lucas Nanía deixa a equipe. O setor defensivo, porém, tem problema. Léo Fortunato, com um edema no pé direito, está fora. Reniê será o substituto.
O Vitória lidera o Grupo 4 com seis pontos. O Feirense é o segundo, com três.
Invicto há sete jogos no estadual, o Tricolor também não convence. Tanto, que após a sofrida vitória sobre o Atlético de Alagoinhas, na última quinta-feira, o técnico Vagner Benazzi prometeu mudanças na equipe, mas não divulgou a escalação.
Com seis pontos e líder do Grupo 3, o Tricolor recebe o Bahia de Feira, vice-líder, com três.
 

Cutista Thiago Rios Declara no Facebook.





Tenta enganar os trabalhadores se dizendo Cutista e compondo com o PSOL e PSTU e pregando uma de chapa paz e amor... #piada/fraude
Thiago Rios

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ilheenses lançam coletânia independente.




Numa iniciativa independente e num intuito de disseminar, divulgar e materializar a diversidade rítmica existente no Sul da Bahia, será lançado em abril deste ano a “I Coletânea Chocolate Groove”. A celebração acontecerá no dia 01 de Abril de 2011, às 19 hs no Teatro Municipal de Ilhéus e terá a participação das Bandas Enttropia, Mortífera, Quizila, Biscó, Infected Minds, Dr. Imbira, Mendigos Blues e Suéter. O ingresso custa R$10,00 e dá direito ao CD. 
No início de  2009 as bandas se organizaram e decidiram iniciar um trabalho coletivo. A partir daí foi criado o “Movimento da Música Alternativa” que consolidou- se com I Mostra de Música Alternativa “Chocolate Groove”, que a partir daí passa a representar o cenário musical alternativo na região Sul da Bahia.
A cena alternativa sempre foi alvo de reclamação dos músicos ilheenses. Com o surgimento das famosas “bandas de garagem”, motivadas pelo simples amor à música e sem perspectiva de  reconhecimento social, a música alternativa, sobretudo a vivenciada na região, era vista como uma manifestação associada a indivíduos rebeldes, problemáticos e marginalizados socialmente. Sem o devido apoio e diante de diversos obstáculos, o cenário alternativo começou a caminhar com suas próprias pernas e foi ganhando adeptos.
Iniciativas privadas e isoladas em Ilhéus, como a da Casa dos Artistas, do Espaço Cultural Casa Aberta e do empresário Bruno Susmaga da Barrakítika mantém as bandas atuantes, promovendo shows e apresentações.

Serrinha será beneficiada com obras do Programa de Aceleração do Crescimento PAC.


Serrinha está entre as nove cidades da Bahia a ser beneficiadas com a construção de creches e quadras poliesportivas, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A relação, elaborada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB), foi publicada no Diário Oficial da União. Além de Serrinha, fazem parte da terceira lista de municípios que serão beneficiados,  Alagoinhas, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Campo Formoso, Cruz das Almas, Eunápolis e Juazeiro.
No total serão construídas cinco creches e quinze quadras poliesportivas. Sendo oito só em Juazeiro, a maior quantidade entre todas as prefeituras do país. Talvez isso seja pelo fato do prefeito, Isaac Cavalcante de Carvalho, ser do mesmo partido do ministro dos esportes, Orlando Silva, o PCdoB.
Todas as prefeituras com exceção de Campo Formoso apoiaram o governador Jaques Wagner (PT) nas eleições do ano passado.

Mineração Fazenda Brasileira, desrespeito ao Acordo Coletivo.

Acordo


Após várias reuniões, a Mineração Fazenda Brasileira  continua descumprindo o Acordo Coletivo em relação a equiparação salarial. A Direção da Empresa não recuou na sua posição e mantendo os trabalhadores exercendo a mesma função porem com salários diferenciados.
É inadmissível que a Mineração Fazenda Brasileira não respeite um acordo que foi negociado em nome dos trabalhadores da Mineração Fazenda Brasileira

23/03/2011 - Tragédia no Japão é destaque no XI Grito da Água .

Com intensa participação popular, a 11ª edição do Grito da Água aconteceu na tarde desta terça-feira (22), em Salvador, com realização do Sindae-BA/CUT. O evento, que teve início com uma queima de fogos no Campo Grande, levou para as ruas protestos relacionados à defesa da água como bem público, pelo fim da degradação dos mananciais hídricos, contra a instalação de uma usina nuclear na Bahia, em defesa de energias limpas, entre outros. Na Praça Castro Alves, os manifestantes fizeram um minuto de silêncio em memória das vítimas do maremoto e terremoto no Japão.

O dirigente do Sindae-BA, Grigório Rocha, comemorou o sucesso do evento, que contou com a participação de diversas caravanas de trabalhadores do interior do estado, de segmentos público e privado, do campo e da cidade. “Além de trabalhadores e lideranças sindicais de todo o estado, muitos estudantes da rede pública estiveram presentes, bom como associações de bairro, entidades ligadas à Cultura e outras, com ampla representatividade. Foi um sucesso”, enfatizou Rocha.

O XI Grito da Água faz parte das comemorações do Dia Mundial das Águas, comemorado em 22 de março. O evento tem como objetivo chamar a atenção da população contra o uso indiscriminado de um dos maiores bens do planeta. Dois trios elétricos animaram a caminhada, que foi apoiada por lojistas e pelos que transitavam nas ruas. 

O Dia Mundial das Águas foi instituído, através uma assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1993, a partir daquele ano a data passou a ser comemorada sempre em 22 de março.

ECONOMIA. Estado "briga" para ter ICMS sobre vendas via internet.

Uma decisão da Justiça da Bahia determinou que o Estado recolha ICMS da relação comércio eletrônico realizado pela internet ou telefone. Mato Grosso em 2009 despertou o início das negociações com 13 estados que seriam prejudicados com um comércio que movimentaria mais de R$ 2 bilhões/ano. Grandes lojas vendem produtos através da internet ou telefone, mas recolhem o ICMS na origem, que em sua grande maioria está no eixo Rio-São Paulo.

Mato Grosso perde uma média de R$ 100 milhões/ano em ICMS com a venda de produtos pela internet e o secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos, se reúne em São Paulo, na próxima segunda-feira, 28, com a presença de secretários de Fazenda de 17 estados brasileiros, principalmente do Norte e do Nordeste que aderiram ao movimento por uma legislação mais moderna e justa sobre o comércio via internet que foi lançado justamente por Mato Grosso após se constatar as perdas decorrentes destas negociações.

Atualmente, todo o imposto pago nas compras feitas pela internet fica no Estado de origem. Na reunião será apresentado oficialmente ao secretário de Fazenda de São Paulo, Andrea Sandro Calabi, representante dos estados do Sudeste, as mudanças que irão adotar quanto à cobrança do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) referente às operações via internet.

"Somos favoráveis à venda de produtos pela internet, mas precisamos que o consumidor veja o seu imposto pago voltando em serviços sociais aqui. e não em outro lugar do país. O comércio eletrônico é algo sem volta", destacou Edmilson.

O protocolo que regulamenta as mudanças será assinado no dia 1º de abril durante a reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), no Rio de Janeiro, e regulamentará a partilha do ICMS nos estados que efetuarem as vendas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Lula recebe carro blindado de presente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de palestrante bem remunerado, vem sendo mimado por grupos corporativos que se consideram favorecidos por seu desempenho no governo.
Deixe seu comentário no blog da Christina Lemos

Quase três meses depois de descer a rampa do Planalto, Lula continua merecendo tratamento de estrela, e vem sendo presenteado à altura. Nesta segunda-feira (21), na Associação Islâmica da São Paulo, o petista recebeu um carro blindado de presente dos árabes.

Lula compareceu ao evento acompanhado do ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e da senadora Marta Suplicy. O jantar em sua homenagem iniciou com a apresentação de um vídeo sobre a trajetória de Lula, explorando particularmente o lado emotivo do ex-presidente, que aparece às lágrimas em vários momentos.

Ao discursar, Lula foi muito aplaudido e chegou a ser ovacionado pelos cerca de mil convidados do evento. Ao receber as chaves do carro das mãos do presidente da Associação, mostrou certo constrangimento e não fez comentários sobre o presente. Como no momento o ex-presidente não exerce mandato político, considerou-se que não havia impedimento ético para a doação.
http://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/2EDD/2456/012E/E2F0/57E9/6031/lula-fambras-t-20110321.jpg

Gilmar Mendes abre placar e vota contra o Ficha Limpa.


O ministro Gilmar Mendes reafirmou nesta quarta-feira (23) sua posição contrária à aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Analisando os precedentes do STF (Supremo Tribunal Federal) e recorrendo até mesmo a analogias com o direito tributário, que diz que um imposto que não existia não pode ser cobrado, retroativamente, do contribuinte, o ministro declarou que os políticos não podem ter seus registros negados por uma lei que não existia quando cometeram irregularidades.
- Não pode ser coerente o argumento do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] de que a lei pode ser aplicada em 2010 porque foi publicada antes das convenções partidárias. O processo de escolha de um candidato é muito mais complexo e até as pedras sabem disso. Ele começa já com o processo de filiação em outubro do ano anterior.
Como Mendes já havia antecipado que faria um voto longo, os advogados presentes ao julgamento esperavam do ministro um relatório técnico e recheado de citações a juristas como o austro-americano Hans Kelsen, um dos principais pensadores do direito. Dito e feito, Gilmar Mendes destrinchou jurisprudências e julgamentos anteriores do STF, mas centrou seu voto no artigo 16 da Constrituição, que trata do impedimento de leis de retroagirem para prejudicar o réu. Ele chegou a citar Machado de Assis.
- A melhor forma de apreciar o chicote é ter o cabo nas mãos. Mas o chicote muda de mãos. A carência de um ano para lei que altera o processo eleitoral é motivada para evitar leis casuísticas. Não é possível distinguir casuísmos bons e casuísmos ruins. Ditadura da maioria não é menos perigosa para a paz social que ditadura da minoria.
Ao longo do voto de Gilmar Mendes, os ministros Antonio Dias Toffoli e Marco Auréio Mello pediram apartes e ensaiaram um debate que foi logo rechaçado pelo presidente do STF, Cezar Peluso. A manifestação dos ministros, no entanto, já antevê um placar de três votos contra a aplicação da Ficha Limpa.
O próximo a votar será o ministro Luiz Fux. Seu voto é o mais esperado por ser considerado o decisivo para o caso. Fux entrou no lugar do ex-ministro Eros Grau, que não chegou a participar do julgamento do Ficha Limpa no ano passado. O caso encontra-se sem solução desde então.
Julgamento
O caso em julgamento é o do candidato Leonídio Bouças (PMDB), que, no ano passado, disputou uma vaga de deputado estadual para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Bouças foi barrado por ter sido condenado por improbidade administrativa, sob acusação de usar a máquina pública em favor de sua candidatura ao Legislativo mineiro nas eleições de 2002, quando era secretário municipal de Uberlândia. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu seus direitos políticos por seis anos e oito meses.
No ano passado, o STF chegou a julgar recursos do ex-governador Joaquim Roriz e do candidato ao Senado Jader Barbalho. Roriz acabou desistindo do recurso quando o plenário encontrava-se empatado em cinco votos a favor e cinco contra. O mesmo ocorreu no julgamento de Barbalho, em outubro.

Alstom lança pedra fundamental de unidade em Camaçari.

A Alstom lançou nesta quarta-feira a pedra fundamental de sua fábrica de equipamentos eólicos na Bahia. A nova unidade, em construção no Pólo Industrial de Camaçari, será entregue no segundo semestre deste ano e vai gerar 150 empregos diretos e 500 indiretos. A planta terá capacidade instalada de 300 MW/ano, dentro de uma área total de 50 mil metros quadrados, com 30 mil metros quadrados de área construída. Os investimentos serão de cerca de R$ 50 milhões. Os recursos serão destinados ao projeto e aquisição de equipamentos. 
A nova unidade fabril será responsável pela fabricação de aerogeradores, tornando-se a primeira planta dedicada a materiais eólicos da empresa no Brasil e sua oitava fábrica entre todos os seus setores de atuação. No momento, são realizados serviços de terraplanagem e, de acordo com o cronograma da obra, a partir de abril terá início a edificação do galpão, local onde serão fabricados os aerogeradores. 
- A construção desta fábrica representa um passo muito importante para a Alstom no Brasil. Acreditamos que o mercado eólico crescerá a passos largos nos próximos anos e já é uma das melhores alternativas em termos econômicos e ambientais. Além do mercado nacional, atenderemos a outros projetos na América Latina - disse Marcos Costa, vice-presidente do Setor Power da Alstom para a América Latina. 
A empresa está presente no Brasil há 55 anos, atuando ativamente nas áreas de transporte ferroviário, geração e transmissão de energia. O mercado de energia eólica passa a ser um dos grandes focos de trabalho da companhia, que já fechou seu primeiro contrato no País. Em Julho de 2010, a Alstom assinou um contrato no valor de 100 milhões de euros com a empresa brasileira de geração de energia renovável Desenvix, subsidiária do grupo econômico Engevix, para a construção de um complexo eólico de 90 MW, também no Estado da Bahia. O Complexo de Brotas consistirá em três usinas eólicas denominadas Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra. De acordo com os termos e condições do contrato, a Alstom está fornecendo 57 turbinas eólicas ECO 86 de 1,67MW cada, cujos principais componentes estão sendo fabricados na Espanha e no Brasil. As três usinas eólicas deverão entrar em operação em julho deste ano. 
O Brasil atingiu 3.9 GW em projetos eólicos leiloados em 2009/2010 e espera um incremento de 2GW a partir de 2011 em diante. A empresa acredita no potencial eólico mundial como alternativa aos outros modelos de geração de energia e países como o Brasil, que contam com a força dos ventos, tornam-se regiões fundamentais para investimentos da empresa, que incentiva a geração sustentável e com mínimo impacto ao meio ambiente. 

Professor preso por abusar alunos em Araci é transferido para Serrinha

O professor de artes marciais Irailson Oliveira de Santana, de 33 anos, preso sob a acusação de ter praticado violência sexual contra seus alunos em Araci, a 211 km de Salvador, foi transferido no final da tarde desta quarta-feira (23) para o Presídio de Serrinha.
Irailson Oliveira de Santana, de 33 anos, foi denunciado através de mensagem escrita por uma de suas alunas em um perfil no Orkut. A menina, de sete anos, escreveu para outra colega que odiava o professor, pois ele havia destruído sua vida.
O recado foi visto por uma amiga da mãe da criança no estado de São Paulo. A mulher entrou em contato com a amiga e contou o que estava acontecendo. Com a informação, a mãe da menina procurou a polícia e outras cinco mães acabaram denunciando o professor.
Além das meninas, há denúncias de que Irailson também violentou meninos. O inquérito contra o professor está sob responsabilidade da delegada Clécia Vasconcelos, titular de Aracia, que realizou a prisão nesta terça-feira (22).

Sozinha, CUT pressiona governo a apoiar o fim do imposto sindical.

(23/03/2011 16:45)

Menos de duas semanas depois de reunião com a presidente Dilma Rousseff, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) voltou nesta quarta-feira ao Palácio do Planalto para pressionar o governo a enviar para o Congresso um projeto de lei que acaba com o imposto sindical.

A medida não tem o apoio das outras centrais, que chegaram a manifestar sua divergência em relação à proposta da CUT à própria Dilma, em reunião no último dia 11. A CUT é a maior central sindical do país, com mais de 3.400 entidades filiadas e uma base de 22 milhões de trabalhadores. As outras centrais, menores, têm no imposto sindical uma de suas principais e mais seguras fontes de receita.

O presidente da central, Artur Henrique, se reuniu no fim da manhã de hoje com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), que vem sendo o interlocutor oficial do governo com sindicatos e movimentos sociais.

Após a reunião do dia 11, Gilberto chegou a dizer que o fim do imposto sindical não era um consenso entre as centrais e que, portanto, o governo não encamparia a proposta antes que as centrais se entendessem entre si. Agora, Artur Henrique afirma que o ministro se comprometeu a apresentar a Dilma a demanda da CUT.

O presidente da CUT tem como argumento central para pressionar o governo a enviar o projeto de lei ao Congresso um acordo assinado em agosto de 2008 com as outras cinco centrais sindicais e com o Ministério do Trabalho.

Esse documento, cuja cópia foi apresentada hoje a Gilberto Carvalho, prevê "o compromisso [das partes] de apoiar o envio, pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional, de anteprojeto de lei que institui a contribuição negocial e revoga todos os dispositivos da CLT (...) que preveem a contribuição sindical".

No lugar da contribuição sindical compulsória, seria instituída uma contribuição negocial, ou seja, o desconto na folha de pagamento dos trabalhadores dependeria da aprovação da medida em assembleias de cada sindicato, separadamente.

"O que nós estamos pedindo é: cumpra-se o acordo. Do mesmo jeito que a Dilma cobrou que nós temos cumprir o acordo do salário mínimo, eu agora estou cobrando que a Dilma cumpra o acordo feito no governo Lula com as centrais sindicais no sentido de enviar o projeto de lei", afirmou em entrevista após a audiência com Gilberto Carvalho.

Segundo ele, a discussão não vai se encerrar no Executivo, mas no Congresso. Portanto, argumenta Artur Henrique, o governo não tem motivo para não enviar o projeto ao Legislativo.

REVOLTAS 
Um outro ponto apresentado pelo presidente da CUT a Gilberto Carvalho foi a necessidade de o governo obrigar empresas responsáveis por obras financiadas com recursos públicos a oferecer contrapartidas sociais.

Segundo ele, esse tipo de medida poderia evitar revoltas de trabalhadores, como a ocorrida no canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, que levou à paralisação temporária da obra, uma das principais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). 

22/03/2011 - Em Feira de Santana (BA), tem início a 1ª Jornada pelo Desenvolvimento em Defesa da Saúde da Mulher

Escrito por: Daniella Sinotti
Em Feira de Santana (BA), tem início a 1ª Jornada pelo Desenvolvimento em Defesa da Saúde da Mulher 

Nesta segunda-feira (21), em Feira de Santana, foi realizada a “1ª Jornada pelo Desenvolvimento em Defesa da Saúde da Mulher”, com a participação da CUT-BA e realização do Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região de Feira de Santana (CATRUFS), também denominado Pólo Sindical, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais local. O evento discutiu temas diversos, como o aproveitamento da água e a questões do solo, além da defesa dos direitos das mulheres.
A secretária de Formação da CUT-BA, Conceição Borges e a secretária de Mulheres da CUT-BA, Maria Cristina Brito, participaram da atividade. Ambas ressaltaram a importância da luta das mulheres e reforçaram a necessidade de investimentos na área da Saúde para as trabalhadoras rurais. 

Caminhada - O encerramento do evento se deu com a realização da Grande Caminhada em Defesa dos direitos das Mulheres, nas ruas centrais da cidade até a sede da Prefeitura.Os manifestantes, entoando palavras de ordem e carregando cartazes, providenciaram a entrega de um ofício ao prefeito, com o detalhamento de reivindicações como a necessidade de melhorias no atendimento do Hospital Maternidade, a demora excessiva na marcação de exames a realização de campanha preventiva de câncer de mama.

"Em nome da CUT, reafirmo a importância desta atividade e da participação das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e que tenha os direitos respeitados através da cidadania. A evolução desse processo se dá no dia a dia, com muita luta e determinação", disse Maria Cristina.

Conceição, que também é dirigente do STR de Feira de Santana, enfatizou a importância da atividade e falou sobre os problemas enfrentados pelas mulheres. "A nossa luta é por melhores condições de vida e de trabalho para todos e todas. Sem muito esforço e luta, sabemos que as conquistas não virão", disse.

terça-feira, 22 de março de 2011

Vitória fecha contrato de transmissão com a Rede Globo por quatro anos.


Por GLOBOESPORTE.COMSalvador
O Vitória anunciou na noite desta segunda-feira, por meio de seu site oficial, que fechou contrato com a Rede Globo para a transmissão de seus jogos no Campeonato Brasileiro no período de 2012 a 2015. Estiveram presentes no encontro o presidente do Leão, Alexi Portela, o vice-presidente Carlos Sérgio Falcão, e os diretores da Globo Esportes, Marcelo de Campos Pinto e Fernando Tranjam. Os valores não foram revelados.
- A Rede Globo se sente muito honrada em poder confirmar a parceria de sucesso com o Vitória, uma das maiores marcas do futebol brasileiro, nos próximos quatro anos - disse Marcelo de Campos Pinto.
Grêmio, Goiás, Coritiba e Cruzeiro também já haviam oficializado contrato com a Rede Globo pelos direitos de transmissão de suas partidas pelo Campeonato Brasileiro.

VAQUEJADA EM SERRINHA 2011 - CONFIRMADO 01 A 04 DE SETEMBRO DE 2011

• Foi sucesso, a primeira edição da Festa da Vaca Atolada no sábado. Para 2011 já temos Aviões do Forró confirmadíssimo
• Boi Malandro - fechou com chave de ouro a Vaquejada 2010, com público recorde para a festa. Aguadem 2011 uma festa ainda melhor.

Sesab confirma pacientes com vírus da dengue tipo 4 na Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na segunda-feira, 21, os primeiros casos de dengue tipo 4 na Bahia, em dois pacientes que foram infectados em Salvador.
Esse tipo de vírus até então não havia sido encontrado no Estado e o início de sua entrada em circulação pode tornar mais fácil contrair a doença ou desenvolver sua forma hemorrágica, segundo explica a médica infectologista Ceuci Nunes, diretora do Hospital Couto Maia. “O problema de um novo tipo de vírus entrar é que a população não tem imunidade”, diz Ceuci.
Tanto os tipos 1, 2 e 3 do vírus são comumente encontrados na Bahia. Por isso as pessoas que tiveram a doença desenvolvem anticorpos e não são infectadas novamente pelo mesmo tipo de vírus. Já a dengue hemorrágica é provocada principalmente quando a pessoa contrai uma segunda infecção por um tipo diferente de vírus, probabilidade que aumenta com a introdução do tipo 4 na Bahia.
No entanto, Ceuci acrescenta que, de acordo com o que se conhece do vírus tipo 4 da dengue, a expectativa é que ele não se dissemine com tanta facilidade quanto os outros tipos do vírus. Esse tipo do vírus não circulava no Brasil desde 1982, mas em junho do ano passado foram encontrados casos em Roraima e no Amazonas.
A Sesab marcou uma coletiva de imprensa nesta terça, 22, para explicar os casos e apresentar as estratégias de combate à doença. (Felipe Amorim- A Tarde).

XI GRITO DA ÁGUA: Todos na rua para defender a água e protestar contra o perigo nuclear na Bahia.

A preocupação com o futuro do planeta, especialmente diante da tragédia das usinas nucleares do Japão, da escassez da água doce e da degradação dos mananciais hídricos, será a tônica do XI Grito da Água a ser realizado nesta terça (22), a partir das 15 horas, para celebrar a passagem dos Dias Mundial, Estadual e Municipal da Água.

A caminhada do Campo Grande à Praça Castro Alves servirá ainda para que os participantes prestem solidariedade ao povo japonês, vítima de terremotos, tsunami e das explosões em suas usinas nucleares, deixando milhares de mortos. Essa preocupação está expressa no tema deste ano, que é "Recicle seu pensamento. Preserve a água e o meio ambiente".
Promotor do tradicional evento, o Sindae espera a presença maciça dos trabalhadores de água, esgoto e meio ambiente vestindo a nossa camisa azul. Vamos ter a participação de diversas entidades da sociedade civil e esperamos arrastar uma multidão ao som de um trio elétrico, contando ainda com bandas de percussão e sopro, bonecos e muitas alegorias. A concentração no Campo Grande começa às 14 horas. O Grito da Água é uma das maiores manifestações de rua em defesa da água e do meio ambiente da América Latina.
Foi criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de preservar a água e combater a sua privatização e mercantilização. Ao longo dos anos agregou outras bandeiras, como o combate à desertifi cação do solo, à poluição, o manejo dos resíduos sólidos através de programas de reciclagem e a utilização de fontes energéticas limpas, como a energia solar e a eólica, além da elaboração participativa dos planos municipais de saneamento. Agora também faremos um protesto contra a possível instalação de usina nuclear na Bahia.

Havia um homem na Serrinha, cujo nome era João Grilo.

Assim será dito, assim será escrito e assim será contado pelas futuras gerações que a partir do infausto dia 23 de março de 2010 tiverem de se referir a João Pinheiro Lima.
 A trajetória de João que faleceu antes de completar seus 65 anos foi uma das mais comoventes entre os homens públicos de Serrinha pelo seu perfil samaritano de nunca deixar de estender a mão a qualquer necessitado, fosse qual fosse o grau de sua carência.
Como jornalista ao redigir matéria em reverencia a João Grilo, não precisei de nenhuma retórica para descrever o colosso humano vivo e o ídolo morto que foi e que hoje é o João Grilo. Tive a oportunidade de cobrir os últimos eventos mais importantes e mais especiais na cidade de Serrinha, como a posse do Bispo diocesano pelo registro do salto histórico da igreja tornando-se Catedral da Santa Sé regional e também a festa da padroeira Senhora Santana, mas as lentes de meu equipamento digital, nunca registraram tamanha multidão.
Sem uma precisa conta, a população de Serrinha estava na Praça da Catedral. A nave da Santa Sé estava toda tomada sem folga. No trajeto entre a catedral onde o corpo de João foi velado e encomendado pelo padre Erivaldo e o Cemitério, o povo se aglomerava formando uma multidão de quantidade imensurável. Todos estavam dando seu último adeus a João como um ente querido que recebeu um dos nomes mais comuns da terra. Mas era o João que estava ali em sua última passagem. Como comum parece ser nome, seu apelido também parece tão insignificante por se tratar de um pequeno inseto de 15 gramas comuns entre as 900 espécies de grilos da terra.
Esse João que saiu da vida por um trágico acidente automobilístico, entrou para a história dos homens públicos de Serrinha ao iniciar sua vida parlamentar como vereador suplente. A saída do titular vereador Joel Morais fez com que ele assumisse pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal de Serrinha por um resto de mandato que durou apenas quatro messes. Seus quatro meses de mandato foram suficientes revelar o cerne de um homem solidário e público a tal ponto de sair candidato a um mandato eletivo seguinte sendo eleito como o vereador mais votado do pleito com mais de 1800 votos.
João Grilo, além de vereador, era guarda municipal e alimentava o desejo de voltar ao quadro e se aposentar no exercício de sua primeira função pública. Sempre defendeu a Guarda Municipal e seus companheiros se orgulhavam dele. João trabalhou para sediar o Congresso das Guardas Municipais em Serrinha no próximo ano e disse ter feito isso com muito orgulho de ser um guarda municipal na presidência do Poder Legislativo Municipal.
João Grilo estava filiado ao PR, foi o quarto mais votado na eleição de 2008, obtendo 1.376 votos, morava na Rua Boa Esperança Bairro da Rodagem. Muito querido, ele pautava suas ações políticas na prestação de serviços ao povo na área de saúde, cuidando de marcar consultas, agendar cirurgias e quando necessário, fazia translado de corpos, quando alguém do município falecia em outras cidades e teria que ser sepultada em Serrinha.
João estava no exercício de seu 5º mandato sempre como membro da mesa e alimentava um sonho de ser presidente da Câmara. Apesar de ser sempre o vereador mais votado, João não conseguiu realizar o seu sonho de ser o presidente do poder legislativo de sua terra. Para o professor e vereador Sandro do PT que concedeu entrevista ao Folha dos Municípios no Cemitério, João sofria de uma discriminação por não ser um vereador letrado com conhecimentos limitados aos alunos do segundo grau. Sempre alimentando esse sonho, somente neste último e quinto mandato, João com o apoio dos companheiros do PT chegou a realizar o sonho de ser presidente da Câmara Municipal.
Desde que se elegeu pela primeira vez, João Grilo manteve-se como o vereador entre os mais votados marcando um recorde de preferência universal, pois em todas as urnas da Zona Eleitoral de Serrinha, sempre João Grilo aparecia votado, mostrando que ele tinha eleitores em todos os termos do município.
João Pinheiro Lima foi eleito presidente da Câmara com oito votos a seu favor. Seus cinco mandatos eram sua ferramenta e motivação para ajudar as pessoas carentes. Estudou o ensino primário e somente depois como um adulto sexagenário, conseguiu em 2008, concluir o segundo grau. Com a sua morte, assumirá a presidência da Casa Legislativa de Serrinha o vereador Justino Alves de Oliveira Junior (PT) e o suplenteJosé Reis da Silva, o Reis do Alto Alegre do PSDB, tomará posse como vereador na próxima sessão.