segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bahia confirma primeira morte por meningite C em 2012

Um homem de 28 anos morreu vítima de meningite tipo C, o mais grave da doença, em Salvador, na manhã da última sexta-feira (10).

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), essa é a primeira morte pelo tipo C da meningite no Estado em 2012. No total, 13 pessoas foram contaminadas por todas as formas da doença na Bahia. No mesmo período do ano passado, foram 20 casos e cinco óbitos.

Thiago Morais estava internado no hospital Português na última quinta-feira (09), depois foi liberado. No dia seguinte ele retornou a unidade com fortes dores, mas não resistiu. Segundo a secretaria, os parentes da vítima serão examinados para saber se houve o contágio. As medidas profiláticas serão tomadas.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ao aumentar de tamanho, as meninges pressionam o cérebro e também os vasos sanguíneos que o irrigam, podendo levar a danos cerebrais graves e morte.

O contágio é feito por via aérea, através de tosse ou gotas de saliva de uma pessoa contaminada para outra. O período de incubação, desde o contágio até os sintomas iniciais, varia de alguns dias até semanas, dependendo do tipo de agente infeccioso.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça forte, náuseas, vômitos, dor na nuca, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário