segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Brasileiros deixam topo do ranking de criminalidade estrangeira no Japão

Depois de dez anos, brasileiros deixam topo do ranking de criminalidade estrangeira no Japão, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Polícia. No primeiro semestre de 2011, 54 jovens brasileiros com idade de 14 a 19 anos foram julgados no Japão. Dos crimes citados, apenas um foi considerado hediondo, 34 foram furtos e o restante se refere ao envolvimento com drogas.
No mesmo período, segundo os registros, de mais de 90 mil menores detidos em todo o Japão, 360 eram estrangeiros. O número, apesar de ser muito pequeno em relação aos infratores japoneses, é representativo por ser o menor em dez anos. No período de 2001 a 2010, os brasileiros lideraram o ranking de delinquência juvenil por nacionalidade, seguidos pelos chineses e coreanos.
Em 2002, ano em que a curva de criminalidade brasileira atingiu seu ápice, 406 adolescentes brasileiros foram alvo de inquérito policial. Desde então, o número foi caindo ano a ano. No primeiro semestre de 2010, por exemplo, um total de 81 jovens brasileiros foi levado a julgamento.
Porém, segundo os dados, a maior queda na criminalidade brasileira ocorreu após a crise econômica de 2008 a 2009, quando mais de 100 mil pessoas voltaram para o Brasil. Em 2007, havia 316.967 brasileiros residentes no Japão.
Em 2009, o número caiu para 297.456 e, segundo os últimos dados do governo, reduziu-se ainda mais em 2011, totalizando 215 mil brasileiros. Segundo dados de 2006, havia 18.150 brasileiros com idade entre 15 e 19 anos no Japão. Esse número caiu para 10.326 em 2010.

Criança de 3 anos é arremessada de brinquedo em parque.

Um menino de três anos ficou ferido na tarde de domingo (26) após ser arremessado de um brinquedo num parque de diversões de Goiânia (GO).

Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança foi lançada a uma distância de cerca de 4 metros pelo brinquedo Tagadisco, uma plataforma circular e com cadeira acopladas que gira de maneira constante.

O menino havia ido ao parque, localizado no Jardim Goiás, acompanhado da mãe. O Corpo de Bombeiros não soube informar se ele estava acompanhado quando subiu no brinquedo. Ainda de acordo com a corporação, testemunhas relataram aos socorristas que a criança não parecia ter a altura necessária para entrar no brinquedo.

Após ser arremessado, o menino foi atendido pelos bombeiros, que foram chamados ao local. O garoto sofreu um corte profundo no supercílio e foi levado para o Hospital de Urgências de Goiânia, onde passou por uma cirurgia. O hospital não informou o estado de saúde da criança.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a documentação do parque, chamado de Ita Center Parque, que é itinerante e costuma se instalar em Goiânia no período de férias escolares, estava em ordem.

Ainda de acordo com os Bombeiros, a mãe da criança registrou um boletim de ocorrência. O caso é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

A reportagem tentou entrar em contato com os responsáveis pelo parque, mas foi informada que no momento eles não estavam disponíveis.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dilma passeia de lancha pela Baía de Todos os Santos

A presidente Dilma Rousseff fez um longo passeio, numa lancha da Marinha, na manhã desta terça-feira (21). Ela percorreu várias ilhas situadas na Baía de Todos os Santos, na Bahia.

Dilma está passando o feriadão de Carnaval na praia privativa de Inema, na Base Naval de Aratu, onde também se hospedou no feriado do Reveillon. Ela chegou à Bahia no início da tarde da sexta-feira (17) e tem previsão de retorno a Brasília na manhã desta quarta-feira de cinzas.
A presidente deixou a Base por volta das 6h15 e somente retornou ao local onde está hospedada por volta do meio-dia.
Esse foi o segundo passeio de lancha feito pela presidente desde que ela chegou a Inema. Não foi possível visualizar a presidente porque ela se manteve durante todo o passeio dentro da cabine da lancha, utilizada em patrulha.
Com as lentes dos fotógrafos voltadas para a praia, a presidente tem evitado o banho de mar, diferentemente dos familiares que a acompanham no descanso, que tem aproveitado o forte sol do verão baiano. Ela somente apareceu na praia no final da tarde de ontem.
Segundo fontes, Dilma tem optado pela área da piscina existente na casa, bem como por colocar a leitura em dia.

Homenagem Póstuma ao Dr. Igor Porto.



A fé é como uma bússola que direciona os navios incertos para o mar da serenidade. Neste momento de despedida, é a fé que nos fortalece, para a continuidade de nosso cotidiano, entregando a Deus os nossos passos e tendo a certeza da existência da vida eterna, na Casa do Pai.
As pessoas boas não morrem, ficam encantadas”, disse Guimarães Rosa. É assim, encantada, que permanece nosso Dr. Igor Porto. Seus gestos e seu riso estão encantados e podem ser vistos em cada criança e em cada coração aberto, desta terra sertaneja.
Sua despedida nos remete a complexa mistura de pranto e riso. Nosso pranto é de dor e de saudade mas a lembrança mais forte que Dr Igor nos deixa é de riso, de alegria, de felicidade.
A alegria do Dr. Igor sempre foi intensa em todos os momentos e ele soube deixar entre nós a marca de uma personalidade ímpar, inesquecível. Será lembrada por todos os Bahianos, porque soube ser amigo de todas as gerações, desde a criança até o idoso; e alegria de viver, foi sua maior lição deixada aqui na terra.
Dr Igor Porto, siga em paz, segure na mão de Deus! Seja acolhida pelo Menino Jesus e pela Mãe do Céu. Sua missão foi cumprida e sua lembrança está eternizada em nosso coração.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Coronel Antonio Reis nega o boato sobre extinção Rondesp.

Comandante nega o boato sobre extinção
da Rondesp e garante sua reestruturação, esclarecendo que a frota foi anexada aos comandos regionais para servir como tropa de reação para cada um. Nesse modelo há quatro comandos regionais, incluindo a região metropolitana de Salvador. coronel reis
Rondesp significa ronda especial, mas na legislação conta como CIPT – Companhia Independente de Policiamento Tático. O chefe do Comando de Policiamento da Região sul (CPRs), coronel Antonio Reis, diz que a Rondesp não é de Ilhéus, e sim é sediada em Ilhéus.
Na verdade, a tropa é do comando regional para ser utilizada em toda a região sul. Em breve será transformada em CIPTs região sul, oeste, Salvador e região metropolitana.
“A informação de que a mesma será extinta não procede. Os policiais insatisfeitos com a reformulação da equipe estão disseminando essa informação, que acabou a Rondesp e que a população vai ficar prejudicada. Mas isso não é real”.
Ele acrescenta que em nenhum momento as viaturas saíram da área, salvo durante o motim. Desde segunda-feira, 13, estão rodando normalmente, só que alguns policiais da Rondesp não estão mais incluídos nessa escala operacional.
Eles estão alocados no carnaval de Ilhéus, a maior preocupação do momento para o comando regional. Portanto, estão todos empregados. Da Ronda especial, dos 49 policiais que compõem a equipe, seis foram presos em cumprimento a mandados de prisão.
Segurança
“Todos os policiais da Rondesp incorreram no mesmo crime, usaram armas da polícia, armas de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras, que deviam ser usados em favor da sociedade, contra ela”.
Eles fizeram barreiras, sempre armados, nas vias de acesso das Companhias Independentes, como a Cipe, para não fazer o policiamento ostensivo. E fizeram segurança pessoal do soldado Augusto Júnior, líder do motim, em Ilhéus, com as armas que pertencem à polícia.
Foram presos por ordem judicial por suas atividades durante o motim.
Também ficou caracterizado crime militar porque, além das armas, deve-se levar em consideração o próprio local, o 2º BPM, hoje, batalhão-escola, que é uma área militar. Por isso o mandado veio da auditoria militar da Bahia.
12 presos
No sul do estado, foram presos 12 policiais, seis de Itabuna e seis de Ilhéus. “Nos mandados não vem especificado, mas fomos informados que todo policial que se excedeu no movimento paredista e cometeu atos delituosos foram alcançados pela lei”.
O comandante nega represálias e ratifica o que já dito pelo governo e pelo comando geral, que nenhum policial que estivesse aderindo a greve sofreria represália. “E não está sofrendo aqui nem em lugar nenhum. Agora, descumpriu a lei, terá que ser responsabilizado”.
Os seis policiais de Ilhéus, Fábio Alves de Oliveira, Flávio Rogério de Souza Santos, Fábio Dourado, Jailson Eça Brito, Robson Francisco Santana e Valquer Cerqueira estão custodiados no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas.
Os de Itabuna, José Januário Neto, José Roberto dos Santos, Márcia Batista de Oliveira, Renata Tereza Brandão Meireles e Valéria Rodrigues Morais Silva e Wadson Andrade estão no 15º BPM.
Os pedidos de prisão foram expedidos pelo juiz auditor da Vara de Auditoria da Justiça Militar da Bahia, Paulo Roberto Santos de Oliveira. A determinação de onde os policiais ficariam custodiados já veio especificada em cada mandado. “Estamos apenas cumprindo ordem judicial”.

Foram presos 12 Políciais Militares no Sul da Bahia.

Políciais Militares - acusados de vandalismo durante o movimento, que durou 11 dias. Eles foram detidos por determinação do juiz da Justiça Militar Paulo Roberto Santos de Oliveira.15 bpm
De Itabuna foram presos José Januário Neto, José Roberto dos Santos, Márcia Batista de Oliveira, Renata Tereza Brandão Meireles e Valéria Rodrigues Morais Silva e Wadson Andrade.
Os detidos em Ilhéus foram Fábio Alves de Oliveira, Flávio Rogério de Souza, Fábio Dourado, Jaílson Eça Brito, Robson Francisco Santana e Valquer Cerqueira. Eles eram da elite da polícia no município.
Os seis integram a Rondesp, Companhia de Rondas Especiais de Ilhéus. De acordo com o comando de Policiamento da Região Sul, os policiais cometeram uma série de crimes, inclusive uso indevido de armas.
Eles estão presos no Batalhão de Choque da Corporação, em Lauro de Freitas. A polícia ainda tenta prender o líder do movimento em Ilhéus, o soldado Augusto Júnior, considerado foragido.
Já os policiais de Itabuna estão detidos no 15º Batalhão da Polícia Militar. Para a Associação dos Praças da Polícia Militar, as prisões são "injustas" porque os policiais não participaram de ato de vandalismo.
Para a entidade, o governador Jaques Wagner está descumprindo a promessa de não punir os policiais que participaram do movimento de maneira pacífica. O advogado da Associação pediu o relaxamento das prisões.
Já Corregedoria da Polícia Militar instaurou processos administrativos para investigar os crimes praticados pelos soldados durante o motim. Doisde Feira de Santana e um Jequié também foram detidos.
“Queimar viaturas”
Na noite de quarta-feira, 15, a Polícia Federal prendeu em Vitória da Conquista o ex-policial militar David Salomão, aquele que foi flagrado num telefonema em que anunciava a queima de carretas na BR-242.
Ele se junta ao líder do motim, Marco Prisco, e a outros 17 policiais militares que foram além da paralisação pacífica, todos detidos em quartéis. Mas ainda existem 12 mandados de prisão a ser cumpridos.
Com os amotinados presos antes, já são 24 os detidos por ordem da Justiça Militar. Eles responderão por sequestro e destruição de patrimônio público, formação de quadrilha, vandalismo e porte ilegal de armas.
Um dos presos é o cabo Jeoás Nascimento, vice-presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra), que se entregou no Rio Grande do Norte.
Em Feira de Santana, foram detidos Alexandre Gabriel Carvalho e Aretuza Pereira dos Santos. Todos estão na Coordenadoria de Custódia Provisória da PM, em Lauro de Freitas.
O artigo 149 do Código Penal Militar dispõe sobre crimes em tempos de paz e contra autoridades, como reunião para agir “contra a ordem recebida de superior ou negando-se a cumpri-la; recusando à obediência superior”.
Outro ítem é “ocupar quartel, fortaleza ou estabelecimento militar”. As penas vão de reclusão de quatro a oito anos com aumento de um terço para os líderes, até 20 anos de prisão, em caso de ação armada.
O governador Jaques Wagner já tinha avisado que os amotinados pacíficos não receberiam punição alguma, mas os que prenderam viaturas, impediram entrada em quartel, fizeram carreata com viaturas ou vandalismo serão punidos.
“O ato é criminoso”, resumiu Wagner. O capitão Marcelo Pita explicou que “se você apenas faltou ao serviço e se manteve em uma linha de não impedir que o colega trabalhasse, tudo bem”.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Daniela Mercury inova e leva homem com bumbum de fora em trio


Daniela Mercury resolveu, mais uma vez, inovar. Tendo Jorge Amado como tema de seu desfile no Carnaval de Salvador, a baiana encenou, no alto do carro, "Dona Flor e seus dois maridos" e, durante a apresentação, um dos atores ficou com bumbum à mostra.
Durante o percurso no circuito Barra-Ondina, a cantora fez diversas performances para homenagear o escritor baiano, além de levar ópera ao trio. "Viva Jorge Amado! Hoje e dia de opera", gritou, do alto do carro.

Galo da Madrugada homenageia Luiz Gonzaga

O Galo da Madrugada, maior agremiação carnavalesca do planeta, fez seu 35° desfile pelas ruas da capital pernambucana. A estimativa é que 2 milhões de pessoas tenham participado da folia.
Neste ano, o Galo teve como tema principal o centenário do cantor e compositor Luís Gonzaga. O bloco ainda homenageou o Homem da Meia Noite, o boneco mais conhecido do carnaval de Olinda.
O trajeto teve nove horas de duração, iniciando no Forte das Cinco Pontas, passando pela Avenida Sul, Rua Saturnino de Brito, voltando pela Rua Imperial, até a Praça Sérgio Loreto. Dali seguiu pela Rua do Muniz e depois passou pela Avenida Dantas Barreto.
No total, a edição 2012 do Galo da Madrugada teve 30 trios elétricos e dez carros de apoio. Entre as apresentações musicais estavam Elba Ramalho, Jorge Vercillo e Banda Calypso.


Lula grava vídeo para Gaviões: "é uma das maiores homenagens"

Lula gravou o vídeo antes de deixar o hospital Sírio-Libanês. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou na sexta-feira (17) uma mensagem para a escola de samba Gaviões da Fiel, que levará para o Anhembi nesta noite um enredo em sua homenagem. Na mensagem, filmada no Hospital Sírio-Libanês, Lula agradeceu "de coração" o empenho de toda a escola, mas explicou que, por recomendações médicas, não poderá participar do desfile no sambódromo.
Com a voz rouca devido ao câncer de laringe que enfrenta, Lula se disse emocionado: "é uma das maiores homenagens que recebi em minha vida". Segundo ele, porque não é algo pessoal, mas para "todos os brasileiros que, como eu, enfrentaram dificuldades, saíram da sua terra natal e trabalharam duro para construir uma vida melhor em um País mais justo e solidário".

Boletim médico divulgado ontem recomendou que o ex-presidente "permaneça em repouso neste final de semana e não participe do desfile carnavalesco". Ele "realizará o processo de recuperação em sua residência, onde receberá assistência fonoaudiológica e fisioterápica, e os exames de reavalização do tratamento oncológico deverão ocorrer entre quatro e seis semanas". O ex-presidente deixou o local por volta das 16h50.



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Deputado da Oposição diz que o projeto do governador Jaques Wagner não beneficiará todos os policiais militares da Bahia

O deputado Paulo Azi (DEM) denunciou hoje que o projeto de Lei que trata da gratificação da Polícia Militar, encaminhado pelo Governo à Assembleia Legislativa, não estende o benefício de forma espontânea a todos os policiais militares: o artigo 8º do PL estabelece critérios e requisitos para que o policial receba a gratificação, determinando que o benefício deverá ser atestado pelo superior hierárquico do militar, baseado em seu desempenho funcional, habilidades, disciplina, assiduidade e pontualidade. “Pelo projeto do Governo as gratificações estarão submetidas à decisão do superior 


hierárquico do policial, não sendo, portanto, uma conquista da corporação, e, para receber a GAP, os militares estarão sempre à mercê da vontade do chefe”. Ao admitir não ter conhecimento desse detalhe, o líder do Governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), foi ironizado por Paulo Azi que criticou a defesa do parlamentar em votar os requerimentos de urgência sem ao menos ter lido o projeto encaminhado pelo Executivo. O democrata desafiou o líder a convocar os secretários da Fazenda e da Administração para demonstrarem porque o Governo não pode dar o aumento reivindicado pela PM, 


alegando infringir os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Azzi afirma que o limite prudencial é de 46% e o Governo concluiu o último ano atingindo algo em torno de 44% da sua receita corrente liquida com despesa de pessoal, assim, os 2% de folga representam mais de R$ 400 milhões

Governo federal promete maior apoio para atender imigrantes haitianos no Amazonas

O governo federal prestará maior apoio ao Amazonas para atender às demandas de imigrantes haitianos naquele estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor (PTB-AL), que leu ofício enviado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.


A decisão do governo veio após reunião realizada na última terça-feira (14) entre parlamentares, representantes de ministérios e prefeitos de cidades com grande número de imigrantes vindos do Haiti.


As áreas de saúde e assistência social são as que receberão reforço por parte do governo federal para atender os imigrantes. O município de Tabatinga (AM) tem sido o principal destino dos haitianos que ingressam no Brasil para fugir da miséria e da destruição após o terremoto ocorrido no Haiti em 2010. O estado do Acre também tem recebido migrantes, mas a situação lá, segundo as autoridades, já está quase solucionada.

A promessa de maior apoio vem após manifestações de senadores sobre a situação dos imigrantes. Em audiência pública realizada na última segunda-feira na CRE, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) estimou em 4.500 o número de haitianos no Amazonas, grande parte deles vivendo nas ruas.


Em Plenário, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembrou que muitos desses haitianos são vítimas dos chamados coiotes, que cobram para trazer os imigrantes ao Brasil. Em alguns casos, segundo a senadora, os haitianos não têm como pagar o preço exigido pelos coiotes - que pode chegar a US$ 6 mil - e acabam sendo vítimas do tráfico de órgãos.


Após a reunião, o Ministério da Justiça também prometeu acelerar a análise da situação migratória de haitianos que, hoje, estão irregularmente no Brasil. Segundo Eduardo Braga, uma resolução do Conselho de Migração garantiu vistos humanitários àqueles que chegaram até 13 de janeiro, mas desde então mais de 300 haitianos ingressaram no país por Tabatinga. 


CPI 


Para discutir o problema, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas, presidida por Vanessa Grazziotin, aprovou na semana passada requerimento para a realização de audiência pública em Manaus. O evento, com data provável de 5 de março, será realizado em conjunto com a CRE e com a Comissão de Direitos Humanos (CDH). A intenção, segundo Vanessa, é ouvir não só autoridades, mas também o máximo possível de imigrantes haitianos.

Apple e Microsoft brigarão em 2012 com seus novos sistemas

Esse ano está caminhando para repetir 2009, quando Microsoft e Apple se enfrentaram pela última vez com novos sistemas operacionais, apontam analistas de mercado. Na época, a Microsoft lançava o Windows 7 (seu último upgrade de sistema), e a Apple trazia o Snow Leopard (também conhecido como Mac OS X 10.6). 
Ontem, 16/2, a Apple começou a distribuir a versão preview do Mac OS X 10.8, também conhecido Mountain Lion, para desenvolvedores, e afirmou que a versão final chega em julho deste ano.
Enquanto isso, a maioria dos analistas concorda que a Microsoft está se preparando para lançar o Windows 8 neste ano, provavelmente no último trimestre. A empresa adiou o lançamento do que chama de versão “Consumer Preview”do sistema para o próximo dia 29 de fevereiro.
“Parece que as duas empresas possuem a religião do sistema operacional móvel”, afirma o analista daTechnology Business Research, Ezra Gottheil. Gottheil citou as semelhanças entre as estratégias da Microsoft e da Apple, apontando que ambas as companhias mostram fortes influências dos seus sistemas móveis.
“É interessante ver que as duas companhias estão fazendo grandes apostas nesse ano com seus sistemas operacionais”, afirmou Gottheil. “Ambas reconhecem que o formato que decolou, os tablets e smartphones, exige um upgrade da interface gráfica de usuário com 25 anos de idade que tem dominado os PCs.”
No caso da Microsoft, o Windows 8 traz uma interface de abertura completamente nova – chamada de “Metro”- que pega muita coisa emprestada do visual e do estilo do Windows Phone. Apesar de a companhia manter uma versão tradicional desktop no Windows 8, tem promovido agressivamente o Metro não só como a base para a tela Start (Inicialização), mas também para uma geração de aplicativos que dão mais importância ao toque do que a dupla mouse e teclado.
O Mountain Lion representa uma “revolução” menor para a Apple, uma vez que a companhia já começou a pegar emprestados elementos do iOS no ano passado quando lançou o Mac OS X 10.7 Lion. Mas o Mountain Lion incluirá uma grande variedade de aplicativos e serviços iOS, como Notificações e Lembretes, assim como novos nomes para aplicativos antigos do Mac, como iCal e Address Book (Agenda), para ficarem iguais aos termos usados no sistema móvel da empresa.

Lula passa hoje por última sessão de radioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará nesta sexta-feira pela última sessão de radioterapia contra o câncer na laringe. Internado desde sábado no Hospital Sírio-Libanês, Lula tem sofrido com os efeitos colaterais do tratamento, desenvolvendo uma inflamação na mucosa da laringe, que causa dores, tosse e dificuldade de engolir.
Os médicos aconselharam Lula a permanecer no hospital até esta sexta-feira porque, assim, ele pode receber hidratação constante e fazer mais sessões de fonoterapia e fisioterapia. Lula mora em São Bernardo do Campo, a 35 quilômetros do hospital, e os médicos queriam evitar o desgaste do trajeto, já que faltavam apenas quatro sessões de radioterapia quando ele foi internado.
Outro problema que os médicos pretendiam evitar com a internação era o excesso de visitas.
Lula tem como "vizinho" de corredor o ex-ministro Luiz Gushiken, que também faz um tratamento contra câncer. Gushiken tem aproveitado a proximidade para visitar o ex-presidente.

Dilma embarca para passar carnaval em Salvador com filha, genro e neto

A presidente Dilma Rousseff chega no início da tarde desta sexta-feira (17) em Salvador. O avião presidencial decolou por volta das 9h15 transportando Dilma, a filha Paula, o genro e o neto Gabriel. Eles estavam no Rio Grande do Sul, onde participava da cerimônia de inauguração da Festa da Uva, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha.

Dilma vai repousar, durante o feriado de Carnaval, na base naval de Aratu, no litoral da capital baiana. O local escolhido para o descanso foi o mesmo onde a presidente ficou no final do ano passado, após ter passado o Natal em Brasília.


A presidente recusou um convite do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para passar o carnaval em São Paulo, onde seria preparado um camarote para recebê-la. Dilma, porém, preferiu o descanso na base naval.

No carnaval do ano passado, a presidente descansou em uma praia no Rio Grande do Norte, também acompanhada da filha, do genro e do neto.

Após denúncias de corrupção, presidente da Alemanha renuncia

Acusado de corrupção, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, anunciou nesta sexta-feira que vai renunciar ao cargo. Também envolvido em escândalos de tráfico de influência, Wulff afirmou, em nota, que "a confiança dos cidadãos está abalada".
Em dezembro de 2011, a imprensa alemã acusou o conservador de tentar esconder um benefício ilegal que teria conseguido quando era chefe do governo regional da Baixa Saxônia. Amigos teriam cedido crédito privado ao presidente, que foi eleito em junho de 2010.
Jornalistas denunciaram ainda a concessão de um milhão de euros feitas por Wulff a uma das companhias do produtor cinematográfico David Groenewold.
Nesta quinta-feira, o Ministério Público de Hannover solicitou a suspensão da imunidade do político para que se torne possível uma abertura de investigações. Em discurso nesta manhã, ele negou as acusações e disse estar convencido de que sua inocência será comprovada.
Christian Wulff já não se considera tão popular em virtude das denúncias e afirmou ainda que o país precisa de um chefe de Estado que conte com "um amplo apoio da população".
Após o anúncio do presidente, a premiê alemã Angela Merkel garantiu que os partidos governistas vão buscar um diálogo com os opositores social-democratas e verdes para definir o nome do sucessor de Wulff. O Parlamento tem prazo de 30 dias para a decisão.
Merkel afirmou que recebeu o comunicado com "grande respeito e pesar", por conta de um governo que ela classificou como digno.
Na Alemanha, o presidente tem funções meramente administrativas, e as decisões político-econômicas devem ser definidas pelo chanceler do país.

Taxa desemprego volta a subir em janeiro no Brasil

Rio de Janeiro, 17 fev (EFE).- A taxa de desemprego no Brasil em janeiro foi de 5,5% da população economicamente ativa, quase um ponto acima do 4,7% de dezembro e a maior nos últimos três meses. Apesar de ter ficado abaixo de 6,1% de janeiro de 2010, o desemprego, que em dezembro havia recuado ao mínimo histórico, retornou ao nível similar de outubro do ano passado (5,8 %), detalhou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Brasil registrou desemprego médio de 6% em 2011, a menor taxa desde 2002, quando o indicador começou a ser medido pelo critério atual. Conforme o IBGE, o número de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do país, onde é medido o índice, atingiu em janeiro 1,30 milhão, crescimento de 15,9% frente a dezembro. Isso significa que cerca de 180 mil pessoas perderam seus empregos no primeiro mês do ano, o que os analistas do IBGE atribuíram as tradicionais demissões dos contratos temporários de fim de ano para reforçar a produção e as vendas de Natal. Em janeiro, o número de desocupados, no entanto, foi 7,7% inferior ao do mesmo mês do ano passado (1,41 milhão). Já o total de empregadas no mês nas mesmas seis regiões metropolitanas foi de 22,5 milhões, 1% inferior a dezembro e 2% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado. Isso representa a geração de 433 mil novos empregos em 2011. Conforme o IBGE, a renda média dos trabalhadores brasileiros em janeiro foi de R$ 1.672,2, quantia 0,7% maior com relação a dezembro e 2,7% na comparação com o primeiro mês de 2011. O índice oficial de desemprego no Brasil mede o número de pessoas à procura de uma colocação atualmente nas cidades de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, por isso não inclui os absorvidos pelo setor informal e subemprego, e os que desistiram de buscar.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Não vou pedir absolvição dele', afirma advogada

Teve início por volta das 12h desta quinta-feira a exposição da tese da advogada de defesa de Lindemberg Alves Fernandes, Ana Lúcia Assad, no Fórum de Santo André. "Não vou pedir a absolvição dele. Ele errou, tomou as decisões erradas e deve pagar por isso, mas na medida do que ele efetivamente fez", afirmou.
A advogada disse que o réu agiu com culpa consciente, mas não previu o resultado de sua ação. Por isso, ela pede que ele seja condenado pelos crimes culposos. "Peço que os senhores condenem o Lindemberg pelo homicídio culposo, pois ele não desejou o resultado. Ele sofre pela morte dela."
Logo no começo de sua fala, Ana Lúcia fez um pedido aos sete jurados: "Enxerguem esse rapaz como um parente dos senhores, pois ele não é bandido".
A advogada segue a mesma linha de defesa já apresentada nos outros dias de julgamento. Ela continua querendo responsabilizar a mídia e os policiais pelo assassinato de Eloá Pimentel, ex-namorada do réu. "No meu ponto de vista, há dois co-responsáveis por este processo. Alguns membros da imprensa e alguns policiais."
Sobre o tiro contra Nayara Rodrigues, amiga da vítima, Ana Lúcia disse que tudo não passou de um acidente. "Ele não tentou matar a Nayara. Ele se assustou e atirou. Condenem-o pela lesão corporal culposa", pediu.
Acusação - Das 9h50 às 11h30 quem falou foi a promotora Daniela Hashimoto. Em sua tese, ela afirmou que Lindemberg premeditou o assassinato de Eloá e que ele já sabia o que ia acontecer dentro do apartamento. "Coloquem-se no papel das vítimas", pediu aos sete jurados, após entregar uma cópia dos autos a cada um deles.
Segundo a promotora, "Eloá era apenas um objeto nas mãos de Lindemberg. Ele tinha ódio dela". Daniela reforçou que o tiro que atingiu Nayara foi disparado pelo acusado. "A perícia comprovou que Nayara foi atingida por um projétil de calibre 32. Só o Lindemberg tinha essa arma no dia dos fatos."
Os trabalhos no Fórum de Santo André começaram por volta das 9h50 desta quinta-feira. O advogado José Beraldo comentou sobre a exposição de Daniela. "Ele (Lindemberg) agiu com dolo, queria matar, e atirou quando percebeu que ia ser rendido pelos policiais", afirmou. Ainda segundo Beraldo, o acusado tem um perfil de psicopata e o crime teve requintes de crueldade. "A Eloá viu a morte."
Após a defesa de Ana Lúcia, há possibilidade de réplica de 30 minutos e tréplica de 15 minutos. Só depois os jurados irão se reunir com a juíza Milena Dias para decidir o futuro de Lindemberg e então a magistrada lerá a sentença.
O acusado chegou ao Fórum por volta das 8h25. Ele foi trazido do Centro de Detenção Provisória de Pinherios, Zona Oeste de São Paulo, onde passou a terceira noite. Sua mãe acompanha hoje o julgamento pela primeira vez. Ontem uma das irmãs de Lindemberg, Francimar Fernandes, esteve presente no Fórum, junto com o marido.
Lindemberg é acusado de matar Eloá após mantê-la refém por mais de 100 horas no apartamento da vítima, em Santo André. Um júri formado por seis homens e uma mulher decidirá se o réu é ou não culpado pelos crimes de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, cárcere privado e disparo de arma de fogo.

Luiza Maia vai à Mudança do Garcia para pedir apoio ao projeto "antibaixaria"



A deputada estadual Luiza Maia (PT) vai comandar na Mudança do Garcia o bloco “Antibaixaria”, que tem concentração marcada para 10h. A ideia é conseguiu mobilizar cada vez mais mulheres para forçar a votação do projeto. Com o retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa, a expectativa da deputada é de que o texto seja levado ao plenário na segunda quinzena de março. “Ainda não tenho segurança de que o projeto terá aprovação da maioria dos deputados. Sei que posso contar com o apoio das 11 deputadas e de outros seis deputados, mas preciso de 32 votos ao todo”, afirmou aoPolítica Hoje. A parlamentar reclamou também da falta de discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois que passar por ela, o projeto ainda deve passar pelas Comissões de Educação e Cultura, dos Direitos da Mulher – presidida pela própria Luiza Maia – e de Finanças.

Oposição vai tentar aproximar César Borges para candidatura única à Prefeitura de Salvador



O anúncio de que o ex-senador César Borges, presidente estadual do PR, pode sair candidato à Prefeitura de Salvador deixa a oposição com uma pulga atrás da orelha. Há tempos que PSDB, DEM e PMDB tentam atrair o PR para o projeto de uma candidatura única da oposição, mas se o plano do PR se concretizar, será mais uma figura forte nas eleições deste ano. No entanto, o presidente estadual do PMDB, deputado federal Lúcio Vieira Lima, em conversa com o Política Hoje, afirmou que as conversas com o PR seguirão até a definição do candidato único e que César Borges será muito bem vindo. “Primeiro que César é muito próximo, sempre converso com ele. Tenho carinho, admiração e é mais um grande nome”, afirmou.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Incêndio em prisão mata mais de 350 pessoas em Honduras

Um grande incêndio se espalhou por uma prisão superlotada em Honduras e matou mais de 350 detentos, muitos deles retidos e gritando de dentro de suas celas.
A Procuradoria Geral informou que 359 pessoas morreram no fogo que começou na noite de terça-feira na prisão de Comayagua, cerca de 75 quilômetros ao norte da capital, Tegucigalpa.
A instalação penitenciária não era de máxima segurança e alojava mais de 800 prisioneiros, quase o dobro de sua capacidade. Muitos dos detentos cumpriam penas relacionadas com o crime organizado.
O fogo teria começado depois que um preso ateou fogo a um colchão, segundo a governadora da província de Comayagua, Paola Castro, quem indicou que outro prisioneiro telefonou para ela angustiado, pedindo que avisasse os bombeiros.
"Ele e seus amigos escaparam da morte ao romper o teto do módulo. Ele me ligou pedindo ajuda para que os bombeiros fossem enviados e para que as celas fossem abertas, caso contrário todos morreriam devido ao fogo", disse Paola em entrevista por telefone.
Também foi levada em conta a hipótese de um curto-circuito, mas o gerente regional da estatal Empresa Nacional de Energía Eléctrica (ENEE), Fidel Torres, afirmou que o incêndio não poderia ter sua origem nos cabos de baixa tensão no interior do presídio porque estavam em bom estado.
Depois que o fogo foi controlado na madrugada de quarta-feira, muitos corpos carbonizados foram encontrados no interior das celas, a maioria deles irreconhecível, segundo as autoridades.
"É um cenário terrível que se observa na prisão", disse à Reuters a chefe da promotoria do Ministério Público, Danelia Ferrera, desde o interior da penitenciária.
DESESPERO E MORTE
Esse é um dos piores incêndios ocorridos em uma prisão na América Latina. Muitos presos morreram carbonizados, retidos em suas próprias celas, segundo testemunhas e a imprensa.
"Ouvimos gritos das pessoas atingidas pelo fogo", disse um preso a jornalistas, mostrando os dedos que fraturou em sua fuga do incêndio. "Tivemos que empurrar para cima os painéis do teto para sair."
O país, a terceira nação mais pobre da América depois de Haiti e Nicarágua, tem o maior número de homicídios do mundo, com 82,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas, e sofre com a violência dos cartéis do narcotráfico, gangues juvenis e prisões superlotadas.
A delinquência aumentou pela presença de dois cartéis de drogas do México, que estenderam seus negócios para várias nações da América Central, caminho das drogas para os Estados Unidos.
Ajustes de contas são frequentes entre gangues, conhecidas como 'maras', que trabalham para os cartéis e isso se repete dentro das prisões, que também são palco de motins.
Enquanto familiares esperavam no lado de fora da prisão, os corpos eram preparados para serem levados a Tegucigalpa, onde médicos forenses terão um árdua trabalho devido à falta de funcionários e ao estado dos corpos.
"Vamos recorrer à busca de impressões digitais nos casos possíveis e a outros recursos, como históricos dentais dos presos, ou mesmo se familiares puderem identificar alguma tatuagem ou algo particular em seu parente, ou mesmo o uso de DNA", disse Ferrera.
O governo do Chile anunciou o envio de 14 especialistas, entre antropólogos, tanatologistas, peritos forenses e bioquímicos para ajudar a identificar as vítimas do incêndio.
AUTORIDADES CARCERÁRIAS SUSPENSAS
Em meio à confusão sobre o número de mortos, a mídia local indicou que os mortos e desaparecidos somavam 402 pessoas. Os desaparecidos seriam presos que escaparam durante o incêndio.
O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, disse em rede nacional que havia demitido de seus cargos os funcionários responsáveis pela prisão de Comayagua e a administração de prisões de todo o país para que a investigação seja transparente.
Centenas de pessoas esperavam desesperadas para conseguir informações sobre seus familiares presos, horas depois de ter lançado pedras contra policiais no lado de fora. Os agentes responderam com bombas de gás lacrimogêneo.
Em maio de 2004 numa prisão de San Pedro Sula, a segunda maior cidade de Honduras, morreram 107 presos, e em 2003 faleceram 78 pessoas numa prisão da cidade de La Ceiba.
Honduras tem 12.500 presos, embora suas penitenciárias tenham sido construídas com uma capacidade para 6.000 pessoas.
O diretor para a América da organização Human Rights Watch, José Miguel Vivanco, disse que Honduras deve revisar com urgência seu sistema penitenciário.
"As trágicas mortes de centenas de presos, um dos piores incidentes deste tipo na região, é a última instância resultado da superlotação e das pobres condições da prisão, dois velhos problemas em Honduras", disse Vivanco em comunicado.
Autoridades de Segurança disseram que os 475 sobreviventes que ainda estão na prisão serão levados em breve para uma unidade militar perto do local.

Julgamento da Ficha Limpa é suspenso com placar de 4 a 1 a favor da lei

O julgamento da Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspenso hoje (15) à noite com placar de 4 votos a 1 a favor de uma das principais inovações criadas com a norma – a inelegibilidade de políticos condenados criminalmente por órgão colegiado. A sessão foi encerrada depois do voto da ministra Cármen Lúcia, e será retomada amanhã (16).
Depois de Antonio Dias Toffoli, a ministra Rosa Weber foi a próxima a votar. Ela deixou claro desde o início que tinha total afinidade com os avanços moralizadores da norma. A ministra disse que a Lei da Ficha Limpa surgiu devido à repulsa da sociedade pelo sistema até então vigente. “Tínhamos políticos com péssima reputação e com vida pregressa mergulhada em extensa ficha de registros negativos, que podiam lançar mão do poder político para encobrir políticas desabonadoras, usando mandato eletivo em proveito próprio”.
Rosa Weber argumentou que até princípios que parecem intocáveis, como da presunção de inocência, podem ser relativizados dependendo da situação. Ela lembrou, por exemplo, as hipóteses de prisão temporária e preventiva, que são aplicadas quando o cidadão ainda não foi condenado. A ministra também entendeu que políticos que renunciaram para escapar de cassação devem ser atingidos pela Lei da Ficha Limpa.
A ministra descartou a proposta que o relator Luiz Fux deixou em aberto, que desconta o período de inelegibilidade de oito anos do prazo corrido entre a primeira condenação em colegiado e a decisão final da Justiça. “A obrigação de inelegibilidade desde a condenação é um prazo dilatado sim, mas que se encontra dentro da liberdade de conformação do legislador”. Rosa Weber declarou que o político condenado pode optar por não recorrer e cumprir logo sua pena.
Esse posicionamento foi rechaçado pelos ministros contrários à Lei da Ficha Limpa, como Gilmar Mendes, para quem a liberdade de conformação do legislador tem que ter um parâmetro. “Esse é um somatório que dependendo do exercício chega aos 50 anos [de inelegibilidade]. Aos militares não ocorreu fazer uma lei dessa”, disse. O presidente Cezar Peluso completou: “Esse raciocínio transforma uma garantia primaria, que é o direito a recurso, em um empecilho jurídico”.

Próxima a votar, Cármen Lúcia aderiu totalmente ao voto do relator Luiz Fux e fez poucas observações, pois já falou extensamente sobre a Lei da Ficha Limpa em outros julgamentos no STF e no Tribunal Superior Eleitoral. Ela defendeu a regra proposta por Fux que desconta os oitos anos de inelegibilidade do prazo corrido entre a condenação do órgão colegiado e a palavra final da Justiça.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bahia confirma primeira morte por meningite C em 2012

Um homem de 28 anos morreu vítima de meningite tipo C, o mais grave da doença, em Salvador, na manhã da última sexta-feira (10).

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), essa é a primeira morte pelo tipo C da meningite no Estado em 2012. No total, 13 pessoas foram contaminadas por todas as formas da doença na Bahia. No mesmo período do ano passado, foram 20 casos e cinco óbitos.

Thiago Morais estava internado no hospital Português na última quinta-feira (09), depois foi liberado. No dia seguinte ele retornou a unidade com fortes dores, mas não resistiu. Segundo a secretaria, os parentes da vítima serão examinados para saber se houve o contágio. As medidas profiláticas serão tomadas.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ao aumentar de tamanho, as meninges pressionam o cérebro e também os vasos sanguíneos que o irrigam, podendo levar a danos cerebrais graves e morte.

O contágio é feito por via aérea, através de tosse ou gotas de saliva de uma pessoa contaminada para outra. O período de incubação, desde o contágio até os sintomas iniciais, varia de alguns dias até semanas, dependendo do tipo de agente infeccioso.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça forte, náuseas, vômitos, dor na nuca, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo.

Bahia tem 22 municípios com risco de surto de dengue

A Bahia registrou queda de 58,7% nos casos de dengue no início de 2012, segundo relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (13). Foram registrados 2.743 casos da doença, contra 4.669 (2011) entre os dias 1 de janeiro a 11 de fevereiro.

O alerta vermelho de municípios com risco de surto de dengue foi dado em 22 cidades baianas. São elas: Araci, Candeal, Candeias, Conceição do Coité, Guanambi, Ilhéus, Ipirá, Jequié, Madre de Deus, Monte Santo, Presidente Dutra, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Uibaí, Valente e Vitória da Conquista.

AÇÕES – Como parte das medidas de combate à dengue, o Ministério da Saúde fez repasse adicional a 1.159 municípios brasileiros de R$ 92,8 milhões para ações deprevenção e controle da doença. O repasse ocorreu no fim de 2011. Também foram adquiridas 2.500 toneladas de larvicidas e 350 mil litros de inseticidas para distribuição aos estados e municípios

O Ministério da Saúde ainda adquiriu 12.717 kits de diagnóstico suficientes para processar mais de um milhão de amostras, intensificou a campanha de prevenção na mídia, disponibilizou no site da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) a atualização do Guia de Manejo e Classificação de Risco do Paciente com Dengue, distribuiu aos estados e municípios 450 mil cartazes da Classificação de Risco do Paciente com Dengue.

MONITORAMENTO – O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolveu em 2011 uma ferramenta que captura na internet rumores relacionados à ocorrência de dengue. Esse sistema  é utilizado de forma complementar ao sistema de vigilância tradicional para alertar os gestores sobre o possível aumento de caso de dengue no município. Estão sendo monitorados, semanalmente, todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

Termina primeiro dia de julgamento de acusado de matar Eloá

Terminou por volta das 20h desta segunda-feira (13) o primeiro dia de julgamento de Lindemberg Alves, acusado de matar Eloá Pimentel em Santo André, no ABC, em 2008. O júri deverá ser retomado às 9h desta terça (14).

O sargento da Polícia Militar Atos Antonio Valeriano, que escapou de um tiro durante o sequestro, foi o último a falar. Seu depoimento durou cerca de 45 minutos. Houve bate-boca entre o assistente de acusação e a defesa.

Segundo o PM, Lindemberg Alves atirou para matá-lo. "O tiro passou a 30 centímetros da minha cabeça." Valeriano disse que o acusado repetia várias vezes que ia "matar todo mundo" e depois se matar.

Antes do policial, os três jovens que foram mantidos reféns, mas sobreviveram ao cárcere privado, falaram no julgamento.

Iago Vilera prestou depoimento por mais de 30 minutos. O acusado voltou à sala do júri sem algemas e escoltado por dois PMs para assistir ao depoimento, já que o jovem não se opôs à presença dele.

"Eu vi o Lindemberg perseguindo a Eloá, passando de moto e encarando os amigos de forma ameaçadora", disse Vilera. "Fiz tratamento psicológico para me curar do trauma."

Antes dele, o estudante Victor de Campos, que também foi mantido refém por Lindemberg, prestou depoimento. Foi o segundo a falar no julgamento, iniciado pela manhã. Nayara Rodrigues, amiga de Eloá que foi baleada durante o sequestro, falou por quase duas horas. O depoimento dela terminou por volta das 17h; o de Campos, pouco antes das 18h.

Campos disse que Lindemberg disse que "não estava para brincadeira". "Ele dizia que ia fazer uma besteira. Me deu uma coronhada porque achou que eu tinha algo com a Eloá."

Segundo ele, o acusado dizia aos reféns: "Vou atirar em um de vocês para botarem fé em mim". "O que me dava mais medo era ver meus amigos tomarem um tiro, acontecer alguma tragédia", disse.

Já Nayara disse que Lindemberg passou a odiá-la. "Ele achava que eu influenciava negativamente a Eloá. Ele achava que ela tinha terminado o namoro por minha causa. Ele me odiava e odiava minha mãe", disse. Ela falou por quase duas horas.

Segundo ela, o acusado mudou o comportamento com ela após o término. Antes, segundo ela, a relação entre ela e o ex da amiga era "boa". Lindemberg foi retirado da sala a pedido da jovem.

Apesar de toda a repercussão do caso, Nayara disse que conseguiu passar de ano. "Fiquei o resto do ano fora da escola, mas não perdi o ano porque fiz trabalhos em casa", afirmou. Ela contou também que fez tratamento "psicológico e psiquiátrico". "tomei remédio, mudei de escola. E ainda tenho cirurgias para fazer."

Nayara disse que o namoro de Lindemberg e Eloá tinha "idas e vindas". Segundo ela, os dois terminaram "várias vezes". "Uma vez ela não quis voltar e aí ficou conturbado. Lindemberg começou a persegui-la e a agrediu em um ponto de ônibus."

A amiga da garota morta afirmou ainda que ela se sentia ameaçada. "No dia do crime, ele ficou surpreso de ter mais gente no apartamento. Ele entrou já de arma em punho."

Durante o depoimento, Nayara começou a chorar. "Ele batia nela o tempo todo dentro da casa, não largava a arma", disse, emocionada. Segundo ela, Eloá ficou "exausta" e "nervosa". "Ela disse que se era para morrer que fosse logo."

"Ele se vangloriava, via tudo pela TV. Deu um tiro no PM e disse: 'É para mostrar que eu não sou bonzinho'." Nayara disse que Eloá ficou "toda roxa, muito machucada."

Ela afirmou também que Lindemberg disse que ia matar Eloá desde o primeiro momento no apartamento. "ele não era confiável. Várias vezes ele prometeu coisas para os policiais que a gente sabia que ele não ia cumprir."

Retomada
Houve um recesso para almoço das 13h às 14h30. Durante a manhã, houve a exibição de vídeos tanto do Ministério Público quanto da defesa do réu aos jurados. Seis homens e uma mulher compõem o conselho de sentença, definido no início do julgamento.

Durante uma hora e meia, entre 11h36 e 13h06, a defesa de Lindemberg exibiu cerca de 15 vídeos jornalísticos que retratam a cobertura da imprensa e também a invasão da Polícia Militar ao apartamento onde a Eloá foi mantida refém por cinco dias, entre 13 e 17 de outubro de 2008. As imagens mostram entrevistas que criticam a postura de jornalistas que chegaram a conversar com o acusado por telefone enquanto ele mantinha quatro pessoas em cativeiro, impossibilitando que os policiais conduzissem a negociação com o réu.

Em outras reportagens exibidas pela defesa, as criticas são direcionadas à invasão do Grupo de Ações Táticas e Especiais (Gate) da Polícia Militar ao imóvel. O material sugere que Lindemberg atirou em Eloá após a incursão dos policiais.

Entre as reportagens jornalísticas apresentadas pela advogada Ana Lúcia Assad, que representa Lindemberg, há entrevistas do réu logo após a prisão, em imagens divulgadas por uma emissora de TV, na qual ele diz que “gostaria de voltar o tempo”. Há também entrevistas com Nayara Rodrigues da Silva, mantida refém e baleada por Lindemberg, na qual diz que só efetuou os disparos após a entrada da PM no apartamento.

A promotora Daniela Hashimoto também exibiu um vídeo retratando o comportamento agressivo de Lindemberg Alves.

Testemunhas

A mãe de Eloá Cristina Pimentel, Ana Cristina Pimentel, e o irmão mais novo da jovem de 15 anos morta em 2008 irão depor como testemunhas de defesa no julgamento. Eles substituem duas testemunhas convocadas pela advogada do acusado e que não apareceram no júri – no total, quatro dos convocados faltaram.

A pedido da advogada Ana Lúcia Assad, a mãe de Eloá substituiu uma jornalista e o irmão entra no lugar do perito Nelson Gonçalves, que fez os laudos do caso pelo Instituto de Criminalística (IC). O pedido para a mãe da jovem ser testemunha seria uma estratégia da defesa para tirá-la do plenário e evitar manifestações de emoção que poderiam influenciar a decisão dos sete jurados – seis homens e uma mulher.

Início do júri
O julgamento de Lindemberg Alves Fernandes começou por volta 10h50 desta segunda-feira.

O júri presidido pela juíza Milena Dias ocorre mais de três anos após um dos sequestros mais longos do país - cerca de cem horas - acompanhado ao vivo pela TV, que terminou com a morte da estudante, com 15 anos à época.

O réu chegou algemado, mas ficou definido que ele não usará algemas durante o julgamento.

Relembre o caso
Conforme denúncia do Ministério Público, movido por ciúmes de Eloá porque a ex não queria mais reatar o romance de três anos, o então auxiliar de produção Lindemberg, com 22 anos na época, invadiu armado o apartamento em que a estudante morava com os pais em Santo André no dia 13 de outubro de 2008.

Lá, Lindemberg manteve Eloá e outros três colegas de escola dela como reféns - Nayara, Iago e Victor Campos. Depois, os dois meninos foram libertados.

Após cem horas de cárcere privado, a polícia invadiu o apartamento. Durante a confusão, Lindemberg atirou na cabeça de Eloá e na de Nayara. Eloá foi atingida por dois disparos e teve morte cerebral no dia 18 de outubro. Alguns dos órgãos de Eloá foram doados. Nayara foi baleada no rosto, mas sobreviveu.

Doze crimes
Lindemberg responde por 12 crimes. Além da morte de Eloá, são duas tentativas de homicídio (contra Nayara e o sargento Atos Antonio Valeriano, que escapou do tiro); cárcere privado (de Eloá, Victor, Iago e duas vezes de Nayara) e disparo de arma de fogo (foram quatro).

Segundo o Ministério Público, se Lindemberg for condenado por todos os crimes atribuídos a ele, a pena mínima poderá ser de 50 anos e a máxima de 100 anos de reclusão. Pela legislação do país, no entanto, ninguém pode ficar preso a mais de 30 anos.

O julgamento de Lindemberg deve durar três dias, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).