sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-feira da Paixão é de celebração de fé para os católicos.



A Sexta-feira da Paixão, segundo dia do Tríduo Pascal, promete ser um dia reservado às manifestações de fé do povo baiano na capital Salvador. No único dia da Semana Santa em que os católicos não celebram missas, os fiéis se dividem, nesta sexta-feira, 22, entre as programações da Basílica do Bonfim e da Catedral Basílica, no Pelourinho, com celebrações presididas pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Na Basílica do Bonfim, os fiéis podem se confessar das 8h às 12h e das 14h às 17h. Às 6h, foi dado início à leitura e meditação da narração da Paixão de Cristo. Logo em seguida, às 7h, foi o momento dedicado à Via Sacra, percorrida no entorno da Praça do Bonfim. Por volta das 9h30 foi iniciada a celebração penitencial, que segue com nova leitura e meditação da Paixão, via sacra no interior da Basílica e solenidade de adoração da Cruz, prevista para as 15h desta sexta-feira.
Já na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, Dom Murilo preside a solenidade de adoração da Cruz às 16h e a tradicional Procissão do Senhor Morto, a partir das 17h, pelas ruas do Centro Histórico. Na Paróquia Divino Espírito Santo, no Vale dos Lagos, a celebração da Paixão do Senhor está marcada para as 17h.
Programação – Para o sábado de Aleluia, 23, e o Domingo de Páscoa, 24, os fiéis poderão acompanhar as missas, que acontecem na noite de sábado e durante todo o dia de domingo. No Bonfim, a Basílica fica aberta a partir das 6h30 do sábado, com celebração da Vigília Pascal a partir das 18h.
Na Catedral Basílica, Dom Murilo conduz a Vigília a partir das 20h. Já no domingo, Dom Murilo celebra a Missa de Páscoa às 10h na Catedral Basílica. Às 18h, o Monsenhor Ademar Dantas dos Santos conduz a missa. No Bonfim, as missas acontecem nos horários normais: 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário