quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Simões Filho é a cidade mais violenta do Brasil, diz pesquisa

Mapa da Violência 2012 divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Sangari revelou que Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, é a cidade mais violenta do Brasil. O município, que responde pela quinta maior economia do estado e tem uma população de cerca de 116 mil pessoas, possui uma taxa de homicídios em torno de 146,4 casos a cada 100 mil habitantes. O relatório mostra ainda que outras duas cidades baianas - Porto Seguro e Itabuna - ocupam respectivamente a 5ª e a 8ª posição no ranking das 10 mais violentas. 

Nos últimos dez anos, a Bahia registrou 34.098 homicídios. Enquanto que no ano 2000 este número foi de 1.223 caso, no ano de 2010 foram contabilizados 5.288 crimes, o que representa um aumento de cerca de 332,4%. Em números absolutos, a Bahia ocupou no ano passado a primeira posição no Nordeste e a segunda no Brasil, perdendo apenas para São Paulo (5.745 casos).

Nesta década, levando em consideração os números proporcionais - quantidade de homicídios a cada 100 mil habitantes - a Bahia saltou do 23º lugar do ranking nacional para 7ª posição em 2010. A lista é encabeçada por Alagoas, cuja taxa superar a marca dos 66 casos a cada 100 mil habitantes. 

Embora os índices tenham crescido de forma generalizada nos municípios, em Salvador e na Região Metropolitana o alerta é maior. Desde o 2000, o aumento foi de mais de 418% na taxa de homicídio. Já no interior do estado, essa marca foi de 231,5% no mesmo período. 

"Os dados mostram que existe uma interiorização da violência, das grandes cidades para o interior. Nos municípios menores, polos de crescimento econômicos, junto com o desenvolvimento vem a violência. A estrutura desses municípios não consegue enfrentar diretamente o problema", disse Julio Waiselfisz, autor do Mapa da Violência 2012, durante a apresentação do estudo. 

SalvadorO Mapa da Violência constatou o que para muita gente não é novidade na capital baiana: o aumento acentuado dos crimes. De 2000 até 2010, a taxa subiu 371% e somente Salvador responde por 34% dos homicídios do estado. Com os dados preliminares de 2010, a capital baiana é a primeira do Nordeste e a segunda capital brasileira em número absoluto de homicídios, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, que registrou 1535. Ainda neste ano, a taxa de homicídio em Salvador ficou em 55,5%, o que a coloca na 5ª posição do Nordeste. 

Em 10 anos, a cidade saiu da 25ª posição nacional e passou a ocupar o 7º lugar em relação à taxa de homicídio. A primeira posição é de Maceió, com 109,9 homicídios em 100 mil habitantes.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Movimento Sindical está de luto

Na última segunda-feira, 5 de dezembro, faleceu o sindicalista Gilson dos Santos, Secretário-Geral do SINDIMINA – Sindicato dos Trabalhadores em Mineração dos Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí - e Secretário de Saúde do Trabalhador da CUT Sergipe.
Ao velório do bravo sindicalista compareceram centenas de pessoas, entre familiares, amigos, sindicalistas, colegas da Vale do Rio Doce (empresa a qual Gilson prestou seus serviços) e parlamentares. O corpo de Gilson dos Santos foi sepultado às 17 horas no Cemitério São Benedito, em Aracaju.
Um lutador da classe trabalhadora
Alagoano nascido em Penedo, em 10 de março de 1962, Gilson dos Santos deixa esposa e três filhos. Conhecido como Gilsão dentre os colegas mineiros e sindicalistas, trabalhou na mina subterrânea de potássio da Vale, em Rosário do Catete, onde se aposentou.
Gilson foi Presidente do SINDIMINA durante os anos de 2006 a 2009, inaugurando um período pautado pelo companheirismo e democracia, fatores que foram fundamentais para que o sindicato se mantivesse forte junto à categoria.
Com democracia e respeito, Gilson ajudou a escrever páginas importantes na história de luta dos trabalhadores mineiros sergipanos, construindo um acervo de importantes conquistas econômicas, políticas e sociais.
Por entender que a luta dos trabalhadores é única, a atuação de Gilsão transcendia o âmbito da categoria mineira, sendo um destacado dirigente cutista que participava de diversos atos e manifestações de trabalhadores de outras categorias, além de ser um aguerrido militante do Partido dos Trabalhadores.
O seu senso de solidariedade também não conhecia fronteiras: em seu mandato, o SINDIMINA foi signatário de um Acordo Internacional de mútuo apoio, com todos os sindicatos representativos de trabalhadores da Vale ao redor do mundo.
E quando eclodiu a greve dos trabalhadores mineiros da INCO no Canadá, mineradora de níquel comprada pela Vale, Gilsão foi um dos primeiros dirigentes sindicais brasileiros a se solidarizar e apoiar incondicionalmente os irmãos canadenses, participando ativamente de movimentos de solidariedade tanto no Brasil quando no Canadá.
O sindicalismo sergipano, brasileiro e mundial perde um comandante, mas as ideias de Gilson dos Santos permanecem vivas nas mentes e corações daqueles que sonham e lutam por um mundo melhor.
Gilson Vive!
Central Única dos Trabalhadores em Sergipe - CUT/SE

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PIB da Bahia cresce 2,6% no terceiro trimestre desde ano em relação ao mesmo período de 2010

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou nesta quarta-feira (7) dados que apontam o crescimento de 2,6% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o terceiro trimestre de 2010. O aumento é 0,5% maior do que o registrado entre os mesmos períodos no Brasil, que foi de 2,1%. O diretor-geral da superintendência, Geraldo Reis, disse que a previsão é de que a atividade econômica da Bahia finalize este ano com uma expansão de 2,5%, em relação a 2010.
Os setores que mais contribuíram para o resultado baiano foram a agropecuária (+10,4%) e de serviços (+4,3%). Outro dado divulgado pela SEI se refere às exportações realizadas pelo estado. Entre janeiro e setembro deste ano, a Bahia exportou US$ 8,1 bilhões, com crescimento de 22,6%, em relação ao mesmo período de 2010, quando o valor foi de US$ 6,6 bilhões.
Segundo o estudo, as exportações baianas se concentram nos segmentos de químicos e petroquímicos, papel e celulose, petróleo e derivados e soja, que representam 63,3% do total. Argentina, China e Estados Unidos são os países que mais importam produtos baianos.
EMPREGOS - A criação de empregos formais na Bahia também foi medida pela secretaria. De janeiro a setembro, foram geradas 80 mil vagas. Os setores que mais empregaram foram os mesmos responsáveis pelo crescimento do PIB: serviços, com 31 mil empregos, e agropecuária, com 14 mil.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Simm oferece 250 vagas de emprego para telemarketing na Bahia

O Simm divulga oportunidades de trabalho, em diversas áreas de atuação, válidas para esta quarta-feira (7). Para se candidatar, é necessário ir até uma das unidades de atendimento localizadas no Comércio (Rua Miguel Calmon, 382), no Cabula (Praça da Mangueira, 84), em Cajazeiras (Estrada do Coqueiro Grande, 1.902) ou na Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Municipal Imeja).
É preciso levar originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS. O atendimento é realizado das 8h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30.
Há ainda um ponto de atendimento na Estação Ferroviária da Calçada, nas instalações da Agência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). O horário de funcionamento é das 8h às 14h. As vagas podem ser preenchidas ao longo do dia.
Confira as vagas para quarta-feira (7):
Operador de telemarketing ativo e receptivo
Ensino médio, não exige experiência
250 vagas
Separador de mercadorias
Ensino médio, não exige experiência.
50 vagas
Conferente de mercadorias – Temporária 
Ensino médio inc., não exige experiência, disponibilidade para viagens
50 vagas
Consultor de vendas 
Ensino médio, seis meses de experiência, possuir carro
10 vagas
Serigrafista 
Ensino fundamental inc., três meses de experiência.
03 vagas
Instalador de película
Ensino médio, não exige experiência.
02 vagas
Pazzaiolo 
Ensino médio inc., seis meses de experiência
02 vagas
Garçom 
Ensino médio, seis meses de experiência
02 vagas
 

Hemóvel coleta sangue no Salvador Norte Shopping

A Unidade Móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia estará até o dia 16 deste mês em frente ao Salvador Norte Shopping, das 8h às 17h, para captar bolsas de sangue.
A equipe de captação da Hemoba afirma que com a aproximação das festas de final de ano, torna-se maior a necessidade de sangue e hemoderivados para salvar vidas e que os estoques estão baixos, evidenciando a necessidade urgente de doadores.
Pode doar sangue basta a pessoas está em boas condições de saúde, com peso acima de 50 quilos, e na faixa etária entre 16 e 67 anos. É preciso apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. A pessoa necessita ainda estar alimentada, ter repousado um mínimo de 6 horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumar por pelo menos 2 horas antes e não comer alimentos gordurosos.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Nasa descobre planeta que pode ser habitável

Planeta Kepler-22. BBC
Astrônomos da Nasa (agência espacial americana) confirmaram nesta segunda-feira a existência de um planeta com características similares à da Terra, em uma "zona habitável", girando em torno de uma estrela ainda desconhecida.
O Kepler 22-b tem 2,4 vezes o tamanho da Terra e está situado a 600 anos luz de distância. A temperatura média da superfície é de 22º C.

Ainda não se sabe a composição do Kepler 22-b, se é feito de rochas, gás ou líquido. O planeta já é chamado de “Terra 2.0” pelos cientistas da Nasa.
Durante a coletiva de imprensa, em Moffet Field, na Califórnia, a astrônoma Natalie Batalha disse que os cientistas ainda investigam a possibilidade de existência de mais 1.094 planetas, alguns deles em zonas "habitáveis".

Descoberta

A descoberta do novo planeta foi feita a partir das imagens do telescópio espacial Kepler, projetado para observar uma faixa fixa do céu noturno que compreende até 150 mil estrelas.
O telescópio é sensível o suficiente para ver quando um planeta passa na frente da estrela em torno da qual gira, escurecendo parte da luz da estrela.
As sombras são então investigadas a partir da imagem de outros telescópios até que a Nasa confirme se tratam-se ou não de novos planetas.
O Kepler 22-b foi um dos 54 casos apontados pela Nasa em fevereiro e o primeiro a ser formalmente identificado como um planeta.
Outros planetas habitáveis podem ser anunciados no futuro, já que há outros locais com características potencialmente similares à da Terra.

Água líquida

A distância que separa o Kleper 22-b da estrela ao redor da qual gira é 15% menor que aquela entre a Terra e o Sol.
Apesar de estar mais próximo da estrela, esta emite cerca de 25% menos luz em comparação ao sol, o que permite ao Kleper 22-b manter sua temperatura em um patamar compatível à existência de água líquida, ainda não confirmada.
O Kepler 22-b tem um raio 2,4 vezes maior que o da terra.
Uma outra equipe de cientistas do Seti (busca por inteligência artificial, na sigla em inglês) agora procura indícios de vida no planeta, como confirmou o diretor do instituto, Jill Tarter.
"Assim que encontremos algo diferente, separado, um exemplo independente de vida em outro lugar, vamos saber que isso (vida) é onipresente no universo", disse Tarter.

Itapuã: Policial da Tóxicos e Entorpecentes é preso após balear ambulante

O agente da Polícia Civil da Bahia, Eudes de Brito Chagas, de 39 anos, foi preso neste domingo (4) após atirar contra um vendedor ambulante durante uma briga na praia de Itapuã, em Salvador. De acordo com informações da própria corporação, o policial tentava separar uma briga quando baleou nas pernas Alan Santos Damasceno, de 23 anos. O investigador da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) estava com a namorada em um quiosque na orla, quando Damasceno e seu irmão, identificado apenas como Alexandre, começaram a brigar na areia. Chagas tentou impedir o confronto e deu um tiro para cima. Ainda segundo a polícia, a vítima, que estaria embriagada, e outras pessoas que estavam no local teriam se rebelado contra o agente. Em depoimento, o agente afirmou que temia ser agredido e disparou contra as pernas do comerciante, que foi encaminhado para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, mas já recebeu alta. O policial foi autuado em flagrante por lesão corporal e disparo de arma de fogo em via pública e está detido na Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), no bairro do Rio Vermelho.

Carlos Marighella é anistiado pelo Ministério da Justiça em Salvador




Foi declarada nesta segunda-feira (5) a anistia política do líder político baiano Carlos Marighella, morto durante a ditadura militar. Marighella, que completaria cem anos hoje, foi homenageado em cerimônia no Teatro Vila Velha, como parte da 53ª Caravana da Anistia do Ministério da Justiça. O governador Jaques Wagner esteve presente.
Nascido em Salvador, Marighella foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) até 1967, quando foi expulso e fundou outro partido, a Aliança Libertadora Nacional (ALN), que defendia a luta armada contra a ditadura. Ele chegou a ser considerado o inimigo número um dos militares até 1969.
Dois meses depois de participar do sequestro do embaixador dos EUA Charles Elbrick, Marighella sofreu uma emboscada em São Paulo e foi morto ao resistir à prisão. "Ele sempre deu a vida para mudar a situação do país. Acho que isso é um reconhecimento do povo baiano", disse a viúva de Marighella, Clara Charf.
Homenagem
Em homenagem ao ex-guerrilheiro, será inaugurado o Pró-Memorial Marighella Vive, que reúne um acervo sobre ele com fotografias, documentos e seus escritos.
Estudante  de engenharia, Marighella escrevia poesias e, nas aulas e provas, respondia às questões em verso. Também compôs vários textos combativos nesse formado. Em 1969, ano em que morreu, ele escreveu o Minimanual do Guerrilheiro Urbano, destinado a servir de orientação, como ele dizia.

Em 1996, o Ministério da Justiça reconheceu a responsabilidade do Estado pela morte do guerrilheiro. Em 2008, o governo federal decidiu que a companheira dele, Clara Charf, receberia pensão vitalícia.
A caravana julgará os processos de outros 16 ex-presos, em solenidade marcada para esta terça (6) no Palácio da Aclamação.

Lupi vê ‘perseguição política e pessoal da mídia’ e pede demissão

Sem condições políticas de permanecer à frente do ministério do Trabalho diante de acúmulo de denúncias e de parecer da Comissão de Ética, Carlos Lupi decide sair. Em nota, ex-ministro reclama de ‘perseguição’ da imprensa e do ‘ódio’ de forças ‘reacionárias e conservadoras’ contra o trabalhismo. Secretário-executivo assume interinamente.
Da Redação
O secretário-executivo do ministério do Trabalho, Paulo Roberto dos Santos Pinto, assume o comando da pasta, de forma interina, a partir desta segunda-feira (5), em substituição a Carlos Lupi.
O ex-ministro pediu demissão neste domingo (4), por ter ficado sem condições políticas de continuar diante do acúmulo de denúncias feitas pela imprensa e de um parecer favorável à demissão dele emitido pela Comissão de Ética da Presidência.
Em nota oficial em que informa a opção de deixar o governo, Lupi queixa-se de “perseguição” e de ter sido acusado sem provas e diz que sai com “a consciência tranquila” da sua “honestidade pessoal”.
“Tendo em vista a perseguição política e pessoal da mídia que venho sofrendo há dois meses sem direito de defesa e sem provas; levando em conta a divulgação do parecer da Comissão de Ética da Presidência da República – que também me condenou sumariamente com base neste mesmo noticiário sem me dar direito de defesa – decidi pedir demissão do cargo que ocupo, em caráter irrevogável.”
Lupi afirma ainda que sua saída contribui para que “o ódio das forças mais reacionárias e conservadoras deste país contra o Trabalhismo não contagie outros setores do governo”.
Também em nota, a presidenta Dilma Rousseff diz que agradece a colaboração, o empenho e a dedicação do ministro Lupi” e afirma ter “certeza de que ele continuará dando sua contribuição ao país”.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Salvador e RMS registram quatro homicídios nas últimas 24 horas

Quatro pessoas foram vítimas de homicídio em Salvador das 18h de ontem até às 7h deste domingo. A Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) registrou ocorrências em Dias D’Ávila, Candeias, Sete de Abril e Vila Canária, em Salvador.
No bairro de Sete de Abril, a Centel registrou um assassinato, cuja vítima foi identificada como Jailson Andrade dos Santos, 29 anos, e três tentativas de homicídio em que foram baleados Manoel Vagem Oliveira, Jucleide Campos da Silva e Dilma Rejane Santana Oliveira. O crime está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) mas ainda não há informações sobre o motivação e autoria. Um homem não identificado também foi morto na Rua Coronel Nilton Sá, na Vila Canária.
Já em na Região Metropolitana, foram assassinados Everaldo dos Santos Araújo, 30 anos, de Vila Petrópolis, em Dias D’Ávila, e Marcelo da Silva dos Santos, 19 anos, de Dom Avelar, em Candeias.

Médicos identificam mais dois sintomas de derrame cerebral

Londres (BBC) - Um projeto desenvolvido pela University Hospitals of Leicester NHS Trust (parte do serviço público de saúde britânico) descobriu que fraqueza nas pernas e perda de visão também são sintomas do derrame. Segundo a entidade assistencial britânica voltada para o tratamento do derrame, a Stroke Association, informa em sua página na internet que existem três sintomas que precisam ser observados. O primeiro é fraqueza facial, notar se a pessoa consegue sorrir ou se um canto da boca ou um dos olhos está com aparência caída. Outro sintoma é a fraqueza nos braços, observar se a pessoa consegue erguer os dois braços. E o terceiro sintoma são os problemas de fala, tentar detectar se a pessoa consegue falar claramente ou entender o que outra pessoa fala.

Uma campanha recente do NHS, o serviço público de saúde britânico, destacou estes três sintomas de derrame. Mas, para Ross Naylor, professor na University Hospitals of Leicester, as pessoas precisam começar a procurar pelos cinco sintomas. "A campanha do NHS foi bem-sucedida, mas é importante que as pessoas saibam que fraqueza nas pernas e perda de visão também são sintomas que precisam ser observados", disse. "Temo que muitas pessoas não saibam que qualquer um que esteja com um ou ambos destes sinais adicionais, sozinhos ou com um dos outros três sintomas, pode significar um indicador de que a pessoa, ou um ente querido, está tendo um derrame e também precisa procurar ajuda médica com urgência", acrescentou.

Simon Cook, chefe de operações da Stroke Association para a região de East Midlands, afirmou que a campanha do NHS é útil pois os três sintomas são fáceis de reconhecer pela maioria do público. "Certamente existem outros sintomas, como visão desfocada e fraqueza nas pernas. Mas, acreditamos que o mais importante é que as pessoas se lembrem de agir rapidamente quando observarem os sinais de um derrame e liguem para os serviços de emergência", afirmou.

ESTÍMULOS

As pesquisas neurológicas já haviam detectado que estimular eletricamente o cérebro pode ajudar a aumentar a velocidade do aprendizado, segundo especialistas britânicos. Eles dizem que aplicar uma corrente elétrica de baixa intensidade em uma parte específica do cérebro pode aumentar sua atividade, tornando o aprendizado mais fácil.

Os pesquisadores, da University of Oxford, na Inglatarra, estudaram cérebros de pacientes que sofreram derrames e de adultos saudáveis. Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o British Science Festival, na cidade inglesa de Bradford. A equipe, liderada pela professora Heidi Johansen-Berg, usou uma tecnologia conhecida como ressonância magnética funcional para monitorar a atividade nos cérebros de pacientes que sofreram derrames enquanto tentavam recuperar sua capacidade motora, perdida como resultado da doença. Uma das principais revelações do estudo foi a de que o cérebro é muito flexível e pode se reestruturar, desenvolvendo novas conexões e alocando tarefas para áreas diferentes quando ocorre algum problema ou quando uma tarefa nova é realizada.

Como parte do estudo, os especialistas também investigaram a possibilidade de usar estimulação elétrica não invasiva do cérebro para melhorar o processo de recuperação da capacidade motora. Melhorias a curto prazo já haviam sido constatadas em pacientes que tinham sofrido derrames. Mas um resultado inesperado foi verificado quando os mesmos estímulos foram feitos nos cérebros de adultos saudáveis: a velocidade de aprendizado desses indivíduos também aumentou consideravelmente.

Britânico virou gay após derrame

Chris Birch, de 26 anos, tentava dar um salto mortal de costas em frente a amigos em um campo, quando caiu, quebrou o pescoço e sofreu um derrame. "Eu era gay quando acordei e ainda sou", disse ele à mídia britânica. "Sei que parece estranho, mas quando ganhei consciência, eu imediatamente me senti diferente. Eu não estava mais interessado em mulheres. Eu era definitivamente gay. Eu nunca tinha sentido atração por homens antes - eu nunca tive nem amigos gays."

Antes do acidente, Birch diz que passava os fins de semana assistindo a programas de esportes na TV e bebendo com amigos. "De repente, eu passei a odiar tudo na minha vida antiga. Não me dava bem com meus amigos, odiava esporte e achava meu emprego (em um banco) chato", conta ele. "Eu comecei a me preocupar mais com minha aparência, pintei o cabelo e comecei a malhar. Mudei de um skinhead de 120 quilos a um homem bem cuidado de 70."

Além de terminar o noivado e parar de jogar rúgbi, ele mudou de profissão: passou a ser cabeleireiro. Hoje, ele vive com o namorado em um apartamento em cima do salão onde trabalha. Birch disse que seu neurologista explicou que o derrame pode ter aberto uma parte diferente de seu cérebro, explicação que é considerada aceitável pela Associação Britânica de AVC (Acidente Vascular cerebral). "Durante a recuperação, o cérebro faz conexões neurais que podem despertar coisas das quais as pessoas não tinham consciência, como um novo sotaque, língua ou talvez uma sexualidade diferente", disse o porta-voz Joe Korner.

Colisão tripla na Bahia mata 36

A colisão de um ônibus transportando trabalhadores do corte da cana-de-açúcar, um caminhão e uma carreta carregada com materiais de escritório causou a morte de 36 pessoas e 11 feridos na madrugada deste sábado. A tragédia foi na rodovia BR 116, no município de Milagres, no interior da Bahia. Os trabalhadores seguiam do Mato Grosso do Sul para Pernambuco.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o desastre ocorreu no quilômetro 586 da estrada, no trecho conhecido como Serra do 100. O local é uma ladeira, composta por três pistas, duas de subida e uma de descida. A PRF acrescentou que o ônibus transportando os trabalhadores fazia uma ultrapassagem legal nas duas vias de subida, quando a carreta desceu após uma curva, perdeu o controle e o semirreboque atingiu o caminhão e o coletivo, jogando-os para fora da pista.

Segundo a PRF, os feridos foram levados para hospitais nas cidades de Jaguaquara e Jequié. Em Jaguaquara, o hospital informou que apenas um homem chegou à unidade. Ele foi encaminhado em estado grave para o Hospital Prado Valadares, em Jequié.

Nesse município, a assistência social do hospital informou que os funcionários da unidade não estavam autorizados a informar o estado de saúde das vítimas e que a Polícia Rodoviária Federal enviou um funcionário de Salvador, que será responsável por transmitir, via entrevista coletiva, os detalhes do acidente e as informações sobre o estado de saúde das vítimas. Até o meio-dia do sábado, o horário da entrevista ainda não havia sido definido.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Jequié informou que havia recebido a confirmação de 31 mortes. Segundo o DPT, 11 corpos seriam mantidos na estrutura do Instituto Médico Legal (IML) de Jequié e, os demais, enviados para Guanambi e Vitória da Conquista. (das agências)

Ex-jogador Sócrates morre em São Paulo

RIO DE JANEIRO - O ex-jogador de futebol Sócrates faleceu na madrugada de domingo, aos 57 anos, em São Paulo, informou o hospital Albert Einstein, onde ele estava internado há três dias.
O ex-jogador morreu às 4h30, em consequência a um choque séptico, de acordo com nota do hospital.
Sócrates era considerado ícone do futebol ofensivo do Brasil na Copa do Mundo de 1982 e um dos idealizadores do movimento que ficou conhecido como Democracia Corinthiana.
A Confederação Brasileira de Futebol manifestou pesar pela morte do atleta e informou que os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro, que serão disputados neste domingo, terão a observância de um minuto de silêncio em homenagem a Sócrates.
O Corinthians, time que o ex-jogador se destacou, pode ser campeão nacional neste domingo.
O time paulista lamentou a morte de Sócrates e fez uma homenagem ao atleta.
"Obrigado pelos lindos gols, pelos toques geniais, pelo futebol magistral que só Sócrates tinha", disse um comunicado do clube em seu site na Internet.
Sócrates disputou 297 jogos com a camisa corinthiana, marcou 172 gols e venceu três Campeonatos Paulistas pelo time, em 1979, 1982 e 1983.